A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza(SPS), em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Alzimário Belmonte (Gurita), realizou uma grande caminhada, percorrendo as principais ruas da área central do município. O ato contou com as presenças do vice-prefeito Bebeto e da primeira-dama, Soane Galvão.

A ação tem como objetivo alertar sobre a importância do assunto e a necessidade da união da sociedade para enfrentamento do problema. A passeata contou com a participação de cerca de 700 pessoas , entre alunos das escolas da rede municipal de ensino, representantes das  secretarias de Educação e de Saúde, Associação de Pais e Alunos Excepcionais de Ilhéus (APAE), Conselho Tutelar,  Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública,  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) PAEFI e Medidas,  Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM ), Núcleo da Mulher e polícias Civil e Militar.

violência sexual

Liane Cruz, gestora da média Complexidade da SPS, esteve presente representando o secretário da pasta, Rubenillton Silva e destacou a importância de sensibilizar a sociedade em luta da causa. “O abuso sexual e a exploração de crianças e adolescentes são graves violações dos direitos humanos. A sociedade deve se unir e cada vez mais ter atenção e olhar para as crianças e perceber os sinais de abuso”.

Uma das reinvidicações  realizadas nas manifestações  que aconteceu durante toda a semana e na caminhada é a implantação de uma Delegacia Especializada no Combate e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual Infantil.

violência sexual

Denuncie – O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As ligações são anônimas e o atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente para o Conselho Tutelar de Ilhéus.