Durante solenidade realizada na noite de quarta-feira, 27 de abril, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, o Sebrae entregou ao chefe do Executivo ilheense, Jabes Ribeiro, o “Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae”. Ilhéus venceu o certame este ano na categoria “Inclusão Produtiva de Negócios e Gestão de Segurança Sanitária”, com o projeto “Gestão de Segurança Sanitária e Inclusão Produtiva de Negócios Alimentícios e Centrais de Abastecimento.”

O prêmio foi entregue ao prefeito Jabes Ribeiro pelo deputado estadual Eduardo Salles, ao lado do secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia. Outros gestores também foram agraciados com “IX Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae” em outras categorias, a exemplo dos prefeitos de Itabuna, Claudevane Leite, de Salvador, ACM Neto, e Charles Fernandes, de Guanambi. A seleção de projetos empreendedores nos municípios é feita pelo Sebrae a cada dois anos.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Fieb, Ricardo Alban, o superintendente do Sebrae-Bahia, Adivan Furtado, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Salvador, Frutos Dias Neto, e o presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), Mário Dantas. Na oportunidade, o prefeito de Ilhéus, que concorre agora à etapa nacional, marcada para maio, em Brasília, destacou algumas ações de seu governo que contribuíram para a conquista do prêmio.

Ele mencionou o Balcão do Empreendedor, que recebeu, somente no período de maio de 2013 a outubro de 2015, um total de 2.300 novos microempreendedores individuais em Ilhéus. Montado no andar térreo do Anexo de Secretarias, no centro da cidade, o espaço reúne serviços que estimulam a formalização empresarial e facilita o acesso ao pequeno crédito.

O projeto “Gestão de Segurança Sanitária e Inclusão Produtiva de Negócios Alimentícios e Centrais de Abastecimento” uniu esforços das secretarias municipais de Indústria e Comércio (Sedic) e de Saúde (Sesau). A atividade enfatizada pelo secretário Roberto Garcia, da Sedic, é a urbanização recente da Praça São João Batista, no Pontal, na zona sul da cidade. “A partir de uma ideia da comunidade, abraçada pela Prefeitura de Ilhéus, a praça foi reurbanizada e um quiosque foi construído para unir as atividades de alimentação que existiam no local. No quiosque, uma área específica vem sendo utilizada para armazenar produtos de limpeza, evitando, dessa forma, que os mesmos tenham contato com alimentos”, explica ele.

Práticas de Higiene – Garcia acrescenta ainda, outras ações governamentais desenvolvidas em Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), através da Vigilância Sanitária, e da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  Segundo ele, incentivar as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos e bebidas entre os comerciantes ambulantes, melhorando o atendimento ao público rendem frutos para a administração municipal de Ilhéus. As ações que visam tornar os vendedores de rua conscientes de suas responsabilidades.

O prefeito Jabes Ribeiro lembra que desde o início do governo, em 2013, busca incentivar a atividade empresarial de Ilhéus, principalmente junto aos pequenos comerciantes, que “são tão importantes para manter a roda da economia girando, seja nas praias ou nos bairros, com as padarias, mercadinhos, entre outros”. Nesse sentido, foi criado o Balcão do Empreendedor, que oferece atendimentos especializados aos pequenos empresários, realização de oficinas e incentivo à economia criativa, a partir dos movimentos Pontal Criativo, Hernani Sá Criativo e Olivença Criativa.

“Atualmente, Ilhéus conta com mais de 4 mil empreendedores individuais. Hoje o Balcão, espaço que agrega todos os serviços de fomento à formalização empresarial, conta com a presença de um agente do Banco do Brasil para facilitar o acesso ao crédito. A nossa proposta é que o Balcão funcione como agente multiplicador do desenvolvimento, principalmente no que tange aos pequenos negócios, criando no município um novo ritmo no cenário do empreendedorismo”, explica o secretário Roberto Garcia.

O Prêmio – O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido aos prefeitos municipais de todo o Estado da Bahia que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma    efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

A atual edição do Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae recebeu 110 projetos, distribuídos em sete categorias. Destes, apenas 20 chegaram à grande final. Os sete vencedores participarão da etapa nacional, prevista para 10 de maio, em Brasília. Os projetos podem ter como foco empresas formais ou empresas em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais.