O Vereador Luca Lima, apresentou projeto de lei que dispõe a criação da Clínica Municipal de Recuperação de Dependentes Químicos, em Ilhéus. A proposta também autoriza o município a celebrar convênios com clínicas especializadas e/ou realizar parcerias com o Governo Federal, Estadual e entidades privadas.

Para o propositor do PL, Luca Lima, o objetivo da Clinica é oferecer um modelo voltado à recuperação do dependente químico de forma gratuita, mas, também, próximo do convívio familiar e amigos, assistidos por médicos, psicólogos e psiquiatras, especialistas no tratamento destes pacientes.

Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 200 milhões de pessoas, isto é, 4,8% da população mundial entre 15 e 64 anos, usam drogas ilícitas, e que mais de 25 milhões de usuários de drogas são dependentes químicos e precisam de tratamento para recuperação.

“O município de Ilhéus poderá ser pioneira com a criação de uma Clinica para tratamento de dependentes químicos. Não há no município, nenhuma unidade de reabilitação especializada neste sentido que oferte esse tipo de serviço”, disse Luca Lima, entusiasmado com o projeto.