A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), iniciou na última quarta-feira (1º) a Campanha de Combate e Enfretamento do Trabalho Infantil. A ação segue durante todo o mês de junho, com atuação das equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em articulação com as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Conforme a SPS, o objetivo é dar destaque ao combate do trabalho infantil e das diversas violações de direitos, além de informar e debater sobre assuntos relativos ao tema. “Precisamos potencializar nossos esforços e mobilizar cada dia mais as pessoas para combater o trabalho infantil no nosso município e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Kariellen Vidal, coordenadora do PETI Ilhéus.

No decorrer do mês, serão realizadas palestras em diversas escolas do município, blitz educativa e panfletagem nas localidades de abrangência do CRAS Banco da Vitória, Vilela, na Feira do Malhado, Central de Abastecimento da Urbis e no entorno do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME).

combate ao trabalho infantil

A reabertura de Comitê Intersetorial contra o Trabalho Infantil aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Conquista e apresentou a nova estrutura do PETI no município, além de exibir a campanha do mês de junho e mostrar as estratégias de enfrentamento do trabalho infantil.

O encontro contou com a presença de representantes de diversos órgãos do município, como as secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Ministério Público do Trabalho, Vara da Infância e Adolescência, Conselho Tutelar e representantes dos Direitos Humanos.

combate ao trabalho infantil

Audiência Pública – Na próxima segunda-feira (6), às 15h, acontecerá uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir ações conjuntas e estratégias com foco na erradicação do trabalho infantil, cuja data de conscientização é celebrada no dia 12 de junho.