A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus realizou uma ação de panfletagem na Praça J.J Seabra, centro, na manhã desta quarta-feira  (22), com objetivo de mobilizar a sociedade e fortalecer os trabalhos realizados pelo Centro Especializado da População em Situação de Rua (Centro Pop) no município.

De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Leila Krieger, a ideia é sensibilizar a comunidade em prol da causa e mostrar como funcionam os serviços ofertados. Entre eles, atendimento psicológico, assistencial, alimentação, higienização, retirada de documentos e inclusão nos programas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Leila Krieger explica ainda que a mobilização para explicar à comunidade as particularidades desse público e como funciona o serviço do Centro Pop em Ilhéus está relacionada ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, transcorrido em 19 de agosto. “A data foi instituída pelo Ministério dos Direitos Humanos, devido ao massacre ocorrido na Praça da Sé, São Paulo, em 2004”, destacou.

Abordagem – A SDS está realizando o mapeamento sociodemográfico da população em situação de rua e tem o objetivo intensificar a reintegração desse público em suas famílias e no mercado de trabalho, por meio das políticas de inclusão já executadas pela atual gestão do município. O mapeamento é realizado durante os turnos da manhã, tarde e noite, coordenado por uma equipe especializada em Abordagem.