Com o tema central “Professor Alfabetizador”, a Secretaria de Educação (Seduc) de Ilhéus realizou, na última sexta-feira, 8, o III Seminário do Pacto pela Alfabetização, que tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade em todo o Brasil. O encontro ocorreu das 8h30min às 17h30min,  no auditório da Faculdade de Ilhéus, e buscou colocar o docente como um dos protagonistas do novo cenário que se desenha para as crianças do Ciclo de Alfabetização – Ciclo 2 (Fase I/1º Ano, Fase II/2º Ano e Fase III/3º Ano).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Marlúcia Mendes, professores alfabetizadores, alunos, supervisores, orientadores escolares e diretores participaram do encontro, que reuniu cerca de 220 pessoas, que também tratou de temas como a sensibilização do professor para a importância da afetividade nos processos de ensino e aprendizagem da leitura, da escrita e da alfabetização matemática.

Ainda de acordo com Mendes, pela alfabetização das crianças até os oito anos deve receber a colaboração não só do corpo docente e técnico da rede municipal de ensino, mas também é um esforço necessário por parte da comunidade e, sobretudo, dos pais.

As atividades do seminário foram intercaladas com apresentações lúdicas de estudantes da rede municipal, como os alunos do Ciclo de Alfabetização da Escola Municipal Professor Paulo Freire, que cantaram e coreografaram a música Sandália de Prata, de Ary Barroso. Também se apresentaram as crianças das escolas Heitor Dias e Nucleada de Aritaguá.