Na última sexta-feira (7) comemorou-se o Dia Internacional do Chocolate, produto que marca a identidade de Ilhéus e levou o nome da cidade aos quatro cantos do mundo. Realizado com apoio da Prefeitura, o Festival Internacional de Chocolate e Cacau chega à sua 14ª edição no município e promete superar os eventos anteriores. A programação gratuita inclui o 6º Fórum Anual do Cacau e acontece entre os dias 20 e 23 de julho, no Centro de Convenções.

Considerado o maior evento de cacau e chocolate da América Latina, o “Chocolat Festival” completa 30 edições realizadas em seis estados brasileiros. Conforme os organizadores, no encontro deste ano há expectativa de atração de mais de 300 expositores de, pelo menos, 120 marcas, além de expositores nacionais e internacionais, destacando os aspectos culturais, turísticos, gastronômicos e sociais que envolvem a cadeia produtiva do chocolate e cacau.

O Chocolat Festival se consagra como um grande promotor de negócios para os estados que já receberam o evento, favorecendo quem se associa à marca, tendo gerado R$ 150 milhões em negócios. Desde 2009, o Festival Internacional de Chocolate e Cacau já atraiu mais de 1 milhão de visitantes, distribuindo mais de 80 mil certificações em oficinas e cursos técnicos e gastronômicos, contribuindo para a criação de mais de 350 marcas em todo o país.

Festival Internacional do chocolate; chocolat Bahia 2022; chocolate

O 6º Fórum Anual do Cacau, por sua vez, acontece nos dois primeiros dias do festival, 20 e 21 de julho. O encontro tem entre seus objetivos disseminar conhecimento, compartilhar casos de sucesso e unir os diferentes atores da cadeia para discutir soluções rumo a um setor mais próspero e sustentável.

As inscrições para o Fórum podem ser feitas no site https://forumanualdocacau.com.br

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau conta com a parceria do Estado da Bahia, Ceplac, Centro Internacional de Negócios da Bahia (CIN), FIEB, Sebrae, Desenbahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC), ATIL (Associação do Turismo de Ilhéus), Biofábrica da Bahia e Estado do Pará.

chocolate

por Sucom