Na próxima semana, uma comitiva do Governo Federal vai até a Salvador participar de uma série de eventos em alusão aos 16 dias pelo fim da violência contra a mulher. A ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), estará acompanhada da titular da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres (SNPM), Cristiane Britto.

As ações vão ocorrer na segunda (7) e na terça-feira (8). No primeiro dia de agenda oficial, a secretária nacional de políticas para as mulheres estará presente na inauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher e Filhos em Cajazeiras (BA). A cerimônia será às 9h.

No dia seguinte, às 9h30, a ministra e a secretária vão visitar o Residencial Margaridas, no Jardim das Margaridas, erguido após parceria com a prefeitura de Salvador. O local abriga 73 famílias de crianças com microcefalia. No residencial também são oferecidos cursos de qualificação profissional para mães dessas crianças.

Logo depois, elas irão realizar a entrega simbólica de cestas de alimentos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A doação, viabilizada com recursos da SNPM ocorrerá, às 10h30, na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, no bairro Comércio.

O último compromisso será em Stiep, às 11h30, onde elas vão conhecer o terreno, na capital baiana, destinado para a construção da Casa da Mulher Brasileira (CMB).

Campanha

A agenda faz parte das iniciativas da SNPM para os 16 Dias pelo Fim da Violência Contra a Mulher, um movimento proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ação realizada nesse período ocorre todos os anos, em mais de 150 países, com atividades de conscientização e mobilização.

No Brasil, os eventos são promovidos durante 21 dias. A programação começa de forma antecipada em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.