Com menos de uma semana à frente da Superintendência Regional do Incra na Bahia, Hélder Almeida (DEM) autorizou o início das obras de implantação de 17 sistemas simplificados de abastecimento de água em 21 assentamentos. A ação beneficia 2,9 mil famílias assentadas que vivem em 16 municípios, de 10 territórios de identidade do estado.

O Incra na Bahia está aplicando R$ 5 milhões para a realização dessa primeira etapa das obras em parceria com o governo do Estado. A previsão é de que seis sistemas de abastecimento sejam inaugurados em dezembro.

Obras – As obras serão realizadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), do governo da Bahia. O modelo simplificado foi desenvolvido pela Cerb, que também cedeu uma biblioteca com projetos de sistema de abastecimento ao Incra/BA, em fevereiro deste ano.

A assessora técnica da Sihs, Nelly Malheiros, explica que alguns sistemas irão beneficiar mais de uma agrovila, pois são assentamentos vizinhos.

Ainda participaram da assinatura da ordem de serviço o diretor de Desenvolvimento Substituto do Incra, Douglas de Jesus e o coordenador de Políticas e Projetos, Jackson Ornelas, da Sihs.