O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados na noite desta última segunda-feira (13), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Quem estava isento no Enem 2023, mas não fez a prova precisa entrar na Página do Participante, clicar na parte de “recurso” e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.

Para conferir se o pedido foi aprovado, o aluno deve entrar na Página do Participante e digitar os dados de login. Caso a isenção tenha sido negada, é possível entrar com recurso até sexta-feira (17), também na Página do Participante e anexar documentos que comprovem o direito à isenção. O resultado dos recursos sai no dia 24 de maio.

Têm direito a isenção, os participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas; alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 2.118); cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Quem conseguir a isenção precisa se inscrever no Enem. O período de inscrição acontece entre 27 de maio e 7 de junho. E as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O edital foi publicado nesta segunda-feira (14).