Na tarde desta segunda-feira, 29, foram iniciadas as últimas turmas, deste ano, dos cursos profissionalizantes oferecidos aos assistidos do  programa Bolsa Família, no distrito de Olivença.  Os cursos são realizados pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Desta vez, os assistidos pelo programa que moram em Olivença e adjacências participam dos cursos de Confeitaria Básica. “Primeiramente, tenho que agradecer a Deus e à equipe do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Olivença que sempre me ajudaram. Atualmente vendo tortas e ajudo meu esposo na renda familiar. Esse curso veio como uma porta de muitas bênçãos. Agora, vou aprender a confeitar! Pra mim é como se fosse uma faculdade. Vou ter muito orgulho de mostrar o meu certificado”, fala, emocionada, Sandra Marques.

Dona Lorena Gonçalves também está participando do curso de Confeitaria Básica e relata que ocupa o lugar de seu filho Carlos Alberto, que já está trabalhando devido ao curso de Eletricista Predial, também oferecido pelo município, através do Senai. “Desde que meu filho fez o curso de eletricista não para de trabalhar. Ele se inscreveu nesse daqui também, mas como está trabalhando vim fazer no lugar dele. Só temos a agradecer ao município por oferecer essa oportunidade para gente”, declara.

O professor Bergamin Silvino, do Senai, destaca que a responsabilidade com os cursos é muito grande, pois agrega valores, ensinamentos para a comunidade de ilheense, que aprende uma profissão para continuar trabalhando.  “Todos os alunos têm um grande interesse, além de uma necessidade enorme para trabalhar ou produzir na própria casa”, ressalta.

Mais 40 alunos referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  estão realizando os cursos, que dá direito a certificado com validade nacional.