A declaração é do Deputado Federal Roberto Britto, em visita a sede regional da Ceplac-Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, no último dia 27 de junho, quando foi recebido pelo Diretor da Ceplac, Sérgio Murilo, pelo Superintendente, Carlos Alexandre e pelo Técnico em Planejamento, Antônio Cesar Zugaib.

Nesse sentido, o Deputado Federal já está acertando os detalhes com sua assessoria em Brasília para a realização de uma sessão especial na câmara tendo como pauta principal a questão da Ceplac e da cacauicultura como um todo.

“Precisamos passar para todo o Brasil as inúmeras atividades realizadas pela Ceplac, levar todo esse material que colhemos nessa visita e tentar de certa forma sensibilizar as autoridades que detém os recursos para que eles possam, apesar das dificuldades financeiras do momento, ter uma atenção especialíssima para com a Ceplac”, alertou Roberto Britto.

Ele informou também, que recentemente se mobilizou juntamente com outros parlamentares para que a Ceplac não perdesse atribuições. “Agora vamos direcionar nosso foco para que ela possa ter mais investimentos, se revitalizar com a abertura de concursos para novos servidores, além de estimular uma política de valorização do seu atual corpo de funcionários visando dar continuidade a esse conhecimento vasto em tecnologia que a Ceplac possui sobre cacau e outras culturas”.

“Percebi nesse contato com os servidores ceplaqueanos que apesar das dificuldades e a não contratação de novos servidores, eles tem procurado com muito comprometimento, amor e dedicação elevar cada vez mais o nome dessa instituição extremamente importante”, observou Britto.
“A nossa avaliação é que todo brasileiro deveria conhecer a Ceplac, pois essa visita que fiz aos laboratórios, a fábrica de chocolate, ao centro de apicultura, me dá embasamento e energia para muita luta em prol de uma instituição que efetivamente tem muito a contribuir para o país”.

Otimista, o Deputado Federal concluiu lembrando que o cacau já foi um marco referencial da Bahia e do Brasil e uma das maiores riquezas de exportação do nosso País, “não tenho a menor dúvida de que ele voltará a ser o fruto de ouro que sempre foi”.
O superintendente da Ceplac, Carlos Alexandre, agradeceu o apoio do parlamentar e enfatizou que com a Ceplac fortalecida e seu servidor valorizado e estimulado, ganha o produtor e ganha toda a região.

Jornalista da Superintendência da Ceplac na Bahia: José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira
Reportagem: José Hamilton
Assessoria de Comunicação da Ceplac