A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Conselho Estadual de Saúde convocaram, através do Decreto nº 17.537/2017, a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu), que tem como objetivo fortalecer as diretrizes para a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, com o objetivo de implementação da mesma. Uma das etapas será realizada na cidade de Itabuna, no próximo dia 30 de maio.

A conferência estadual será precedida de etapas locais. No sul da Bahia, composta pelas regiões de Saúde de Ilhéus, Itabuna, Gandu e Jequié, será realizada a 1ª Conferência Macrorregional, que acontecerá em 30 de Maio, na Unime de Itabuna, das 08h às 17h. A programação inclui debate, elaboração de propostas e eleição das  delegadas para a fase estadual.

O tema central da conferência será “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, tendo como eixo principal, “Implementação da Política Nacional e Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”. Haverá discussão de subeixos temáticos com os seguintes temas: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências para o público feminino; vulnerabilidades e equidade; e políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Segundo Mariza Eduane Pinheiro, Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul, foram realizadas pelos municípios, em parceria com os Conselhos de Saúde, conferências livres, plenárias, encontros e reuniões ampliadas, com a participação de mulheres dos vários segmentos do Sistema Único de Saúde -usuárias do SUS, gestoras/prestadoras e trabalhadoras da saúde.