Feira Artesanato da Bahia encerrou a primeira temporada com sucesso, em uma edição especial no sul do estado, entre os dias 14 e 16, dentro da programação da 8ª edição do Festival Sabores de Itacaré. Desde o mês de agosto, o evento passou por Aratuípe, Lençóis, Jacobina, Vitória da Conquista, Cachoeira e Juazeiro, sempre reunindo o melhor do artesanato de cada região e incentivando a retomada econômica do setor.  A iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e da Fábrica Cultural teve o apoio das prefeituras locais.

Durante a temporada itinerante, a feira superou todas as expectativas de fomento do setor artesanal e valorização da cultura do estado. Além de promover a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos, ela cumpriu o papel de incentivar a inclusão social e produtiva e aquecer o turismo.

“A experiência foi tão positiva que já estamos planejando uma edição de feiras regionais no verão, percorrendo os principais destinos turísticos da Bahia. Com este ciclo, visitamos vários territórios do estado de forma muito positiva, através de trocas, intercâmbio, qualificação, credenciamento, fortalecimento e ampliação das possibilidades de trabalho e renda através da comercialização. A ampliação da vacinação contra o Covid-19 e a retomada da confiança de artesãs e artesãos reacendem a nossa expectativa de dar continuidade destas ações”, afirma Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.

Em cada região visitada, a feira confirmou que a diversidade cultural é o principal diferencial do artesanato baiano, através de uma produção que reflete a identidade de seu povo e encanta o país e o mundo. Os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir produtos apresentados diretamente pelos artesãos, além de dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos, as técnicas e a matéria-prima utilizadas.

De forma paralela, o Encontro Regional de Artesãs e Artesãos reuniu profissionais do segmento, representantes do setor e do poder público. Durante os encontros foram discutidos diversos temas e apresentadas as políticas públicas do Governo do Estado para o artesanato.