A Junta Comercial da Bahia (Juceb) adotou, nesta segunda-feira (4), dois novos sistemas de gestão do registro empresarial – a Certidão Web e o Requerimento Universal. Os serviços integram o Projeto Juceb Online, que prevê uma série de medidas para modernizar o processo de legalização de empresas na Bahia.

Com isso, as certidões passam a ser solicitadas e entregues via internet. Para ter acesso ao sistema Certidão Web, o usuário deve preencher um cadastro e especificar o tipo de certidão que deseja receber. O próprio sistema emite o boleto que, ao ser quitado, gera a demanda ao setor da Junta Comercial responsável pelo serviço. Em poucos dias, dependendo do tipo da certidão solicitada, o cidadão recebe o documento por e-mail.

Caso a certidão seja Simplificada, o processo é praticamente instantâneo. Para os tipos Específica e de Inteiro Teor, o prazo máximo é de até quatro dias úteis. “O novo processo vai facilitar muito a vida do usuário. Atualmente todas as certidões são solicitadas pela internet. A diferença é que para retirar a Específica e a Inteiro Teor, o cidadão precisa se deslocar até a unidade da Junta, [onde]fez a solicitação”, explica o presidente da Juceb, Antonio Carlos Tramm.

A adoção do sistema vai impactar também nos custos dos serviços. Hoje, se o solicitante estiver fora da capital baiana, é preciso pagar uma taxa de sedex para o envio do documento. Com a implantação do novo processo não há essa necessidade porque o documento é encaminhado pela internet.