Ilhéus e o triathlon têm uma relação antiga. A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTRI) foi fundada e permaneceu na cidade por cerca de 10 anos. O município foi palco de eventos como copas do mundo (93, 94, 95 e 96), Pan-Americano (97, 99 e 2012), Sul-americano (97) e campeonatos brasileiros e baianos da modalidade.

Visando manter a referência em todo território nacional, a Prefeitura iniciou os preparativos para receber as competições do “III Triathlon Ilhéus – Onde tudo começou”, que serão realizadas em agosto. O evento valerá pela 2ª Etapa do Campeonato Baiano e seletiva para o Campeonato Brasileiro Multisport, que ocorrerá em Brasília, no mês de outubro.

A reunião de alinhamento aconteceu na última terça-feira (18), no Centro Administrativo da Conquista. O encontro contou com a presença dos secretários Mozart Aragão (Casa Civil), Sérgio Luiz (Esportes) e membros da Federação Baiana de Triathlon (FEBATRI).

Igor Costa, vice-presidente da FEBATRI, destacou a parceria com a Prefeitura de Ilhéus, que segundo ele sempre abraçou eventos desse nível. “Estamos dando passos mais ousados, aumentando o nível a cada ano, sabemos do potencial da cidade e fazemos em busca de provas maiores. A gestão do prefeito Mário Alexandre tem dado todo apoio necessário para que possamos posicionar o Triathlon no ponto mais alto, oferecendo a todos uma estrutura digna de mundial”.

triathlon

Conforme os membros da FEBATRI, a parceria firmada com o Governo do Estado, com a Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (ASTRISUL) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) também é fundamental para o fomento do esporte.

Sobre as provas – A competição inclui prova no formato Standard, tal como é realizado nas Olimpíadas. Os atletas precisarão vencer 1 500m de Natação, 40 km de Ciclismo e finalizar com 10 km de Corrida.

“O cenário é perfeito. A praia do Cristo oferece condições perfeitas para a montagem de uma grande estrutura, uma transição que inclui a Baía do Pontal, local da natação. Ao lado do Cristo temos hoje a belíssima e imponente Ponte Jorge Amado, que receberá os ciclistas, e estes ainda desfrutarão de uma corrida contemplativa, passando pela Avenida Dois de Julho e Centro Histórico”, completou o vice-presidente da FEBATRI.

A competição tem o apoio técnico da Universidade Estadual de Santa Cruz, por meio de um Projeto de Extensão que certifica Oficiais Técnicos em Triathlon.

Texto escrito em colaboração com a FEBATRI/ASTRISUL

triathlon

por Secom