As diretoras Camila de Moraes (RS/BA) e Paula Gomes (BA) serão mediadas por Maria Carol (BA) na primeira live, “Realização de Documentários”. As também diretoras Cecília Amado (BA) e Glenda Nicácio (BA) são as convidadas de “Realização de Filme de Ficção”, com mediação de Ceci Alves (BA). O tema “Produção Executiva e Captação” trará Fernanda Lomba (SP) e Juliana Lira (PE), conduzidas por Gisele Jordão (SP). Ivonete Pinto (RS) e Suyene Correia Santos (SE) debatem “Participação de Mulheres na Crítica Audiovisual” com Amanda Aouad (BA). Por fim, Juh Almeida (BA) e Rosa Luz (DF) participam da discussão sobre “Audiovisual como Ferramenta de Promoção”, com mediação de Marta Carvalho (DF).
SOBRE O PROJETO – A “Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres” teve sua primeira edição em 2017, em Salvador, e, desde então, vem desenvolvendo ações que têm como intuito proporcionar espaços de visibilidade, valorização, difusão e discussão a respeito da produção de filmes realizados por mulheres e da participação feminina no audiovisual. A proposta “Mostra Elas – Ações Formativas” é um desdobramento disso e vislumbra que mais mulheres possam criar e contar suas próprias narrativas através desta linguagem. Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) indicam que diretoras estão nos créditos de apenas 22% das produções brasileiras. Apesar de este registro apontar para um crescimento nos últimos anos, tal desigualdade reforça discursos e estéticas dominantes, que desprivilegiam diferenças, singularidades, desafios e transformações que constituem o mundo (re)pensado por elas.
É com este olhar que a Giro Planejamento Cultural, empresa soteropolitana gerida por um trio de produtoras culturais – Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron –, assume o desafio de estimular esta ocupação não apenas importante, mas necessária. Fortalecer o movimento social e político das mulheres também através da arte é um dos nortes da existência desta equipe.
Em vista disso, além das atividades formativas, o projeto, em parceria com a produtora audiovisual Pêxa, recentemente colocou no ar o “Mapeamento Elas no Audiovisual”, disponível em www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas: uma plataforma que permite a inserção de currículos de profissionais baianas, possibilitando que pessoas, empresas e produções comprometidas em contratar mulheres para suas equipes de cinema e vídeo encontrem, com facilidade, as trabalhadoras que se enquadram em suas demandas.
A “Mostra Elas – Ações Formativas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
MOSTRA ELAS – AÇÕES FORMATIVAS
Série de lives
Realização: Giro Planejamento Cultural
Curadoria: Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron
Transmissão: YouTube da Giro Planejamento Cultural
“Realização de Documentários”
Com: Camila de Moraes (RS/BA) e Paula Gomes (BA)
Mediação: Maria Carol (BA)
Quando: 31 de março (quarta-feira), 19h
“Realização de Filme de Ficção”
Com: Cecília Amado (BA) e Glenda Nicácio (BA)
Mediação: Ceci Alves (BA)
Quando: 1º de abril (quinta-feira), 19h
“Produção Executiva e Captação”
Com: Fernanda Lomba (SP) e Juliana Lira (PE)
Mediação: Gisele Jordão (SP)
Quando: 5 de abril (segunda-feira), 19h
“Participação de Mulheres na Crítica Audiovisual”
Com: Ivonete Pinto (RS) e Suyene Correia Santos (SE)
Mediação: Amanda Aouad (BA)
Quando: 6 de abril (terça-feira), 19h
“Audiovisual como Ferramenta de Promoção”
Com: Juh Almeida (BA) e Rosa Luz (DF)
Mediação: Marta Carvalho (DF)
Quando: 8 de abril (quinta-feira), 19h
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.