Depois de realizar, em fevereiro e março, um ciclo gratuito de formação que promoveu 13 oficinas e também consultorias para roteiros de curtas e longas-metragens, focando na capacitação da mulher e pessoas transgêneras no audiovisual, e de ainda lançar o “Mapeamento Elas no Audiovisual”, um catálogo online de mulheres profissionais deste setor na Bahia, o projeto “Mostra Elas – Ações Formativas” conclui sua jornada com uma série de cinco lives que debatem assuntos da área. “Realização de Documentários” (31 de março), “Realização de Filme de Ficção” (1º de abril), “Produção Executiva e Captação” (5 de abril), “Participação de Mulheres na Crítica Audiovisual” (6 de abril) e “Audiovisual como Ferramenta de Promoção” (8 de abril) pautam os encontros, que serão transmitidos ao vivo, sempre às 19h, no canal de YouTube da Giro Planejamento Cultural (http://bit.ly/giroyoutube), realizadora desta iniciativa.

As diretoras Camila de Moraes (RS/BA) e Paula Gomes (BA) serão mediadas por Maria Carol (BA) na primeira live, “Realização de Documentários”. As também diretoras Cecília Amado (BA) e Glenda Nicácio (BA) são as convidadas de “Realização de Filme de Ficção”, com mediação de Ceci Alves (BA). O tema “Produção Executiva e Captação” trará Fernanda Lomba (SP) e Juliana Lira (PE), conduzidas por Gisele Jordão (SP). Ivonete Pinto (RS) e Suyene Correia Santos (SE) debatem “Participação de Mulheres na Crítica Audiovisual” com Amanda Aouad (BA). Por fim, Juh Almeida (BA) e Rosa Luz (DF) participam da discussão sobre “Audiovisual como Ferramenta de Promoção”, com mediação de Marta Carvalho (DF).

SOBRE O PROJETO – A “Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres” teve sua primeira edição em 2017, em Salvador, e, desde então, vem desenvolvendo ações que têm como intuito proporcionar espaços de visibilidade, valorização, difusão e discussão a respeito da produção de filmes realizados por mulheres e da participação feminina no audiovisual. A proposta “Mostra Elas – Ações Formativas” é um desdobramento disso e vislumbra que mais mulheres possam criar e contar suas próprias narrativas através desta linguagem. Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) indicam que diretoras estão nos créditos de apenas 22% das produções brasileiras. Apesar de este registro apontar para um crescimento nos últimos anos, tal desigualdade reforça discursos e estéticas dominantes, que desprivilegiam diferenças, singularidades, desafios e transformações que constituem o mundo (re)pensado por elas.

É com este olhar que a Giro Planejamento Cultural, empresa soteropolitana gerida por um trio de produtoras culturais – Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron –, assume o desafio de estimular esta ocupação não apenas importante, mas necessária. Fortalecer o movimento social e político das mulheres também através da arte é um dos nortes da existência desta equipe.

Em vista disso, além das atividades formativas, o projeto, em parceria com a produtora audiovisual Pêxa, recentemente colocou no ar o “Mapeamento Elas no Audiovisual”, disponível em www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas: uma plataforma que permite a inserção de currículos de profissionais baianas, possibilitando que pessoas, empresas e produções comprometidas em contratar mulheres para suas equipes de cinema e vídeo encontrem, com facilidade, as trabalhadoras que se enquadram em suas demandas.

A “Mostra Elas – Ações Formativas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

MOSTRA ELAS – AÇÕES FORMATIVAS

Série de lives

Realização: Giro Planejamento Cultural
Curadoria: Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron
Transmissão: YouTube da Giro Planejamento Cultural

“Realização de Documentários”
Com: Camila de Moraes (RS/BA) e Paula Gomes (BA)
Mediação: Maria Carol (BA)
Quando: 31 de março (quarta-feira), 19h

“Realização de Filme de Ficção”
Com: Cecília Amado (BA) e Glenda Nicácio (BA)
Mediação: Ceci Alves (BA)
Quando: 1º de abril (quinta-feira), 19h

“Produção Executiva e Captação”

Com: Fernanda Lomba (SP) e Juliana Lira (PE)
Mediação: Gisele Jordão (SP)
Quando: 5 de abril (segunda-feira), 19h

“Participação de Mulheres na Crítica Audiovisual”
Com: Ivonete Pinto (RS) e Suyene Correia Santos (SE)
Mediação: Amanda Aouad (BA)
Quando: 6 de abril (terça-feira), 19h

“Audiovisual como Ferramenta de Promoção”
Com: Juh Almeida (BA) e Rosa Luz (DF)
Mediação: Marta Carvalho (DF)
Quando: 8 de abril (quinta-feira), 19h