O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar os trabalhos do governo federal no trabalho de assistência humanitária aos atingidos pelas fortes chuvas que caem sob o estado. A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, em seu perfil nas redes sociais.

Mais cedo, Lula chegou a afirmar que não faltarão recursos federais ao Rio Grande do Sul. “O governo federal está em diálogo permanente com o governo do Rio Grande do Sul e com as prefeituras para apoiar a região no que for necessário. Não mediremos esforços para ajudar os municípios que sofrem com as chuvas e salvar vidas”, escreveu.

Na tarde deste sábado, Lula e ministros debatem, por videoconferência, soluções emergenciais para o estado. Parte dos ministros já se encontra em Porto Alegre onde será instalado um gabinete de crise que funcionará como base para agilizar a comunicação entre governo federal e municípios atingidos.