Mais da metade dos municípios da Bahia aderiram ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf), resultado de parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras. A primeira lista, com a adesão de 233 municípios, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (4). O serviço vai oferecer atendimento direto aos agricultores familiares, atuando de forma integrada ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nos Territórios de Identidade da Bahia.

Entre as ações executadas pela SDR, que serão ofertadas no Semaf, estão assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (Garantia Safra, água para produção, distribuição de mudas e sementes), implantação de infraestrutura rural (habitação e equipamento público), além do apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional e implantação de agroindústrias familiares e apoio à comercialização.

“O Semaf é uma ação concreta do município, traduzida em serviços múltiplos. A publicação no Diário Oficial revela o compromisso que os atuais prefeitos têm para realizar e fortalecer um serviço municipal voltado à agricultura familiar”, afirma o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues.