Um médico-perito do INSS foi preso na manhã de quinta-feira (4) durante uma operação da Polícia Federal. Segundo o órgão, o homem estaria envolvido em fraudes previdenciárias. Além de perito do INSS, o suspeito também é major do Corpo de Bombeiros da Bahia.

As investigações apontam que o servidor, identificado até o momento apenas como Joab, teria causado um prejuízo superior a R$ 60 milhões relativos a mais de 1.000 benefícios previdenciários fraudulentos. A Operação Pinel III cumpre mandado de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara Federal de Salvador.

Ainda de acordo com a PF, um relatório de inteligência constatou fortes indícios de reiteração criminosa por parte do médico-perito. Ele teria continuado as manipulações médicas, mesmo após as ações de persecução penal desencadeadas.

O servidor público, inclusive, já havia sido preso, juntamente com outras 10 pessoas, na primeira fase da Operação Pinel, que foi deflagrada em 2019. Na época, ele foi apontado como líder de um grupo criminoso voltado à prática de fraudes em desfavor do INSS, como a simulação de doenças incapacitantes ao trabalho e o direcionamento/manipulação de perícias-médicas.

O médico-perito e major já foi denunciado pelo Ministério Público Federal, em face de outras fases da operação Pinel, pelos crimes de estelionato previdenciário, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas, somadas, ultrapassam 30 anos de prisão.

Ele está detido no 3º Grupamento de Bombeiros Militar, localizado no Iguatemi.