Em honra à Nossa Senhora da Vitória, o dia padroeira de Ilhéus foi celebrado com missa solene neste 15 de agosto, na Paróquia do bairro N. Sra da Vitórias, celebrada pelo padre Zezinho.

Lideranças e autoridades do governo municipal prestigiaram a solenidade, estas, representando o prefeito Mário Alexandre, com as presenças da secretária de Educação, Eliane Oliveira, e de Geraldo Magela, ex-secretário municipal de saúde e cotado para assumir uma pasta na atual reforma administrativa.

Toda a comunidade local de fiéis se fez presente, neste momento célebre, para homenagear a padroeira de Ilhéus.

Dia da solenidade Católica da Assunção de Maria ao Céu, este 15 de agosto simboliza a devoção à Nossa Senhora das Vitórias, que em Ilhéus, nasce com os eventos que marcaram as primícias da então Capitania de São Jorge.

História – Após duas vitórias consecutivas contra os invasores franceses e holandeses, nos idos do Brasil Colônia, foi erguida, em Ilhéus, uma Capela em honra à Nossa Senhora das Vitórias pelos êxitos alcançados, em 1550, num local próximo e mais abaixo de onde está erguida a atual Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, no Alto do Teresópolis.

A segunda Igreja de Nossa Senhora das Vitórias foi construída por volta do ano de 1595 no estilo colonial, que após incêndio no final do século XIX, em 1887, foi reformada em 1905 pelo coronel Domingos Fernandes da Silva no estilo neogótico, tendo a sua característica original totalmente transformada. Sessenta e cinco anos após, foi reformada sob a coordenação de Maria Catarina Lavigne de Lemos e Cremilda Maltez Bastos, financiada pela comunidade, e tendo como principal patrocinador o senhor Jerônimo Ferreira, ocasião em que o estilo colonial foi reincorporado. Em 2001, outra reforma realizada modificou novamente a característica da Igreja de N. Sra. das Vitórias, o segundo patrimônio colonial mais antigo de Ilhéus, depois da Capela de Nossa Senhora de Santana, situada às margens do Rio do Engenho, que é a mais antiga.

..