Palavra dada, palavra cumprida! Há 15 dias, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD)m autorizou as obras e serviços no Califórnia para a recuperação de 12 ruas e a reconstrução da Praça da Piedade no centro do bairro. Desde o dia 24 de fevereiro, trabalhadores e máquinas da empresa Baleeiro Construtora trabalham na praça enquanto as ruas Londrina, Ocidente e São Mateus estão sendo preparadas pela Buloke Construtora e Serviço para a pavimentação.

“Mesmo com o anúncio feito pelo prefeito, eu não acreditei que teríamos algum tipo de melhoria em nosso bairro. E olha, o resultado: asfalto em minha rua. Só gratidão, essa é a palavra”, comemora a cabeleireira Tamires Brito Santos, moradora da Rua Ocidente.

O operador de máquinas pesadas Márcio Macedo também não escondeu o sorriso ao dizer que há muito tempo tinha perdido a esperança de ver benefícios chegarem no Califórnia. Ele contou que os moradores sempre foram enganados e deixados à própria sorte por administrações anteriores. “Já Augusto Castro anunciou melhorias numa semana e na seguinte trouxe estas bênçãos para nós, graças ao nosso Deus” disse.

Márcio, o vendedor Sandro Souza e demais moradores da Rua Ocidente foram unânimes em afirmar que a realidade começa a mudar. “Antes, motoristas de táxis ou de aplicativo não pegavam corrida quando sabiam que tinham como destino algumas ruas do Califórnia. Até o serviço de ambulância não conseguia subir a ladeira cheia de crateras e de vegetação da Rua Ocidente.

“Foram muitos anos de sofrimento, humilhação e descaso, além de muita poeira e lama na rua, na porta e até dentro de casa”, comentou Sandro Souza. Ele disse que espera o prefeito Augusto Castro no bairro, para lhe dar um abraço e agradecer pessoalmente por ter olhado o Califórnia e o Nova Califórnia com respeito, carinho e dignidade.

O trabalhador Augusto Fontes Carvalho, encarregado de obra nas ruas Londrina, Ocidente e São Mateus, explicou que o trabalho nas três primeiras ruas começou com a limpeza, nivelamento, cascalhamento, solo brita graduada (BGS) e rachão de pedras na preparação da sub-base e base para a pavimentação das ruas onde há fluxo de carros pesados. A previsão é que o asfalto comece a ser aplicado nesta sexta-feira. Na próxima segunda-feira, serão iniciados os serviço na Júlio Santos e demais ruas do bairro.

PRAÇA NOVA

Em paralelo à recuperação e pavimentação de ruas, os trabalhadores da empresa Baleeiro Construtora que atuam na reconstrução da Praça da Piedade garantem que ela ganhará um novo e moderno visual. Segundo o projeto, orçado em R$ 376,306,00, os serviços a serem executados incluem novo canteiro, parquinho kids, palco, mesas para jogos dentre outros serviços.

As obras e serviços de melhoria nos bairros de Itabuna estão sendo executados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e integram o Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui, o maior programa de urbanização da história de Itabuna, conforme lembrou a secretária Sônia Fontes.

Ela ressaltou a importância do programa PAI e disse que a prefeitura tem trabalhado intensivamente para garantir o progresso e o desenvolvimento da cidade, a partir de melhorias estruturais nos bairros, principalmente nas ruas de barro. “A partir dessa ação, o prefeito Augusto Castro devolve a dignidade às famílias dessas comunidades que nunca tiveram nenhum beneficio que é uma obrigação do poder público”, concluiu a secretária.