O Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza na próxima quinta-feira (08/10), em Itabuna, audiência pública para discutir saúde e segurança do trabalhador, as medidas preventivas para evitar acidentes de trabalho e a responsabilidade das empresas e profissionais da saúde e segurança do trabalho.

A reunião acontece no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC- Itabuna), situada na Praça José Bastos, 55, Centro, Itabuna/Bahia, às 13h30.

Estão sendo convocados para participar da audiência pública os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMTS) da região, escolas de saúde e segurança, empresas e profissionais que atuam na área de saúde e segurança. Durante o evento, será possível esclarecer dúvidas, explicar o tema e debater formas de atuação para prevenir acidentes e evitar danos à saúde do trabalhador.

A audiência é organizada pelo Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Acidentes, e contará com a participação da procuradora do trabalho Sofia Vilela, além da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Itabuna).

O objetivo é reunir órgãos públicos e privados para uma discussão sobre quais medidas tomar para evitar acidentes em seus ambientes de trabalho, além de reforçar o conhecimento sobre as responsabilidades da empresa para com seu empregado e na necessidade de implantar programas que reduzam o número de acidentes de trabalho.