Como parte da programação do aniversário dos 485 anos de fundação e 138 anos de elevação à categoria de cidade, a Prefeitura realiza, na próxima sexta-feira (28), a partir das 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, a entrega da comenda do mérito de São Jorge dos Ilhéos a homens e mulheres que contribuem para o progresso do município. A entrega do título será feita a sete pessoas de diferentes segmentos da sociedade. A comenda foi instituída pela Lei 2.191 de agosto de 1985.

Entre os homenageados estão o médico clínico geral, Francisco Caldas Sampaio Netto; presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça; deputada federal (PSB) pelo Estado da Bahia, Lídice da Mata e Souza; deputado federal (PSD) pelo Estado da Bahia, Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães; padre da Diocese de Ilhéus, José Alvino de Cristo; pastor evangélico e psicanalista, Pedro de Jesus Chagas e o médico cardiologista e atual secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Francisco Caldas Sampaio Netto, 84 anos, Francisco Caldas Sampaio Netto é um médico clínico-geral de larga experiência. Natural de Santo Antônio de Jesus, chegou em Ilhéus no ano de 1975. Como servidor público federal, atuou por 35 anos no Ministério da Saúde, e trabalhou em vários hospitais e postos de saúde do município. Ele é membro da Sociedade Brasileira Anestesiologia e membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. No ano de 2002, quando era vereador pela terceira vez, Dr. Francisco Sampaio foi honrado com o título de Cidadão Ilheense.

Maria do Socorro Mendonça, 60 anos, Maria do Socorro Mendonça atua como diretora-presidente do Instituto Nossa Ilhéus desde 2012. Realiza advocacy por causas em prol do fortalecimento da vocação regional em cacau, chocolate e turismo. Sua história de vida a fez reconhecida Empreendedora Social Ashoka, atuando em diversos espaços de governança em âmbito local, regional e nacional, como a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, onde também é Empreendedora Cívica RAPS. Como agente da sociedade civil, soma conquistas como umas das lideranças mais atuantes do município.

Lídice da Mata e Souza, 66 anos, é uma política e economista brasileira. Iniciou sua trajetória política no Movimento Estudantil e foi a primeira mulher a se eleger presidente do diretório estudantil daquela universidade. Em 1982, foi eleita vereadora de Salvador, e em 2010, se tornou a primeira mulher senadora pela Bahia. Atualmente, Lídice é deputada federal filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), e uma intransigente defensora do cacau e do chocolate produzidos na Bahia, e tem relevantes serviços prestados à Ilhéus, sobretudo na área do turismo.

Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães, 66 anos, soteropolitano de nascimento, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD) está em seu 4º mandato consecutivo pela Bahia. Administrador de Empresas, o parlamentar já havia atuado anteriormente como deputado estadual por seu Estado natal. Paulo Magalhães já atuou como vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, em Brasília e possui base política na cidade de Salvador. Defensor atuante da democracia brasileira e do estado de direito, Paulo Magalhães é um político dedicado ao desenvolvimento econômico do município de Ilhéus.

Pe. José Alvino de Cristo, 63 anos, José Alvino de Cristo é um padre, cantor e compositor ilheense. Ordenado há 33 anos, Padre Cristo exerce seu ministério por todo o país e até no exterior. O religioso possui vocação às causas sociais e se ocupa eficazmente nas tarefas cotidianas para o desenvolvimento da vida cultural, econômica e social da comunidade. Atualmente é capelão na Capelania São Paulo Apóstolo, na Av. Princesa Isabel, comunidade onde nasceu e se criou. Entre outras funções, assessora a Pastoral da Comunicação da Diocese de Ilhéus.

Pr. Pedro, de Jesus Chagas, 58 anos, natural de Salvador é um vocacionado ao ministério pastoral evangélico. Professor, psicanalista e conferencista, Chagas estudou Teologia no Recife e Psicanálise em Salvador. Ao longo dos anos, pastoreou comunidades em São Lourenço da Marca em Pernambuco, Salvador e Valença e Ilhéus, no sul da Bahia, onde foi condecorado com o título de cidadão ilheense. Na última semana, a igreja homenageou o pastor, que há 34 anos, vem cumprindo os propósitos de Deus, destes, 20 anos, exclusivamente à Igreja Batista Lindinópolis.

Fábio Vilas-Boas, 52 anos, Fábio Vilas-Boas é também um médico cardiologista. Natural de Salvador, formou-se pelo Instituto do Coração de São Paulo e possui doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2015 ocupa o cargo de secretário da Saúde do Estado da Bahia. Ao longo de quase 30 anos de profissão, construiu uma sólida carreira acadêmica, com reconhecimento internacional. Sua linha de pesquisas conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais. Por anos, estabeleceu laços indissolúveis com a cidade de Ilhéus, que considera sua segunda cidade.