Pelo menos três municípios do Sul e Extremo-Sul da Bahia decretaram situação de emergência devido aos problemas relacionados à transição de governo. As novas gestões das cidades de Itabuna, Guaratinga e Caravelas reclamam de acúmulo de lixo, além de graves problemas na administração pública, na infraestrutura das sedes das prefeituras e na área de saúde.

O decreto possibilita compras emergenciais sem licitação por 60 dias. A medida inclui compra de remédios, alimentos e outros materiais, além de reformas básicas. Em Itabuna, a semana começou com muito lixo espalhado na cidade. A situação começou no dia 31 de dezembro, quando acabou o contrato com a empresa que fazia a coleta de lixo.

Em Guaratinga, a cidade ficou limpa na quinta-feira (5), mas nos primeiros dias do ano estava cheia de lixo. Os moradores relatam que o município ficou uma semana sem recolhimento. O setor da saúde é um dos mais afetados na cidade. Várias ambulâncias estão deterioradas. No único hospital da cidade há sinais de infiltração e macas enferrujadas.

Já em Caravelas, além do problema de acúmulo de lixo nas ruas, há problemas na sede da prefeitura. Esta semana, computadores foram achados no chão, porque as mesas desapareceram. No lugar do ar-condicionado, apenas um buraco. Segundo o atual prefeito do município, Sílvio Ramalho, até os HDs dos computadores foram levados. Ele diz que não sobrou nenhum registro da administração anterior.