Cumprindo agenda em busca de recursos e obras para melhoria da infraestrutura de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre, se reuniu com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio de Oliveira, na sede do órgão, em Salvador. A reunião foi acompanhada por alguns de seus secretários e serviu para discutir ainda sobre os convênios em andamento e o fortalecimento da parceria do Município com o Governo do Estado.

Para além das demandas com esse objetivo, os gestores discutiram intervenções que envolvem o programa de requalificação asfáltica para dezenas de vias da cidade, também um consórcio para melhorias no aterro municipal e melhoria nas vias de acesso dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Teotônio Vilela. O encontro considerou discutir sobre obras de contenções para os altos de Ilhéus, que para o prefeito, vão atendem a um clamor popular.

“Manhã bastante intensa e decisiva que detalharam pontos chaves que devem desencadear muitas obras em nossa cidade. Na ponte, o planejamento dos serviços que envolvem todo desenho urbanístico, também pavimentação, rotatórias, ciclofaixas, estacionamentos, ou seja, um conjunto de obras que vão dar celeridade na conclusão de um projeto tão importante para Ilhéus”, explicou Mário Alexandre.

No final, o prefeito relatou ao presidente do órgão sobre os alagamentos constantes no município, durante o período das fortes chuvas. A região do comércio central, Avenida Soares Lopes e adjacências sofrem com a incidência marítima durante os efeitos. Município e Estado estudam uma maneira de viabilizar novas obras de drenagem pluvial nos locais, uma vez que as intervenções vão ajudar o fluxo de veículos que trafegarão na nova ponte.

No mês passado, o prefeito assinou com a Empresa Baiana de Saneamento e Águas (Embasa), o contrato de programa de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para o município. Porém, o chefe do Executivo ilheense entregou um protocolo de intensões ao presidente da empresa, Rogério Cedraz, que inclui contrapartida para viabilização do saneamento básico do bairro Pontal e das obras no canal do bairro Malhado.

O compromisso da Embasa é de investir em ações para a expansão da cobertura dos serviços prestados pela empresa, conforme os termos do Plano Municipal de Saneamento Básico. O contrato de programa é a etapa final do processo de contratualização, fundamental para que a concessionária possa prestar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário com segurança jurídica, atendendo ao que determina a legislação.