Na tarde desta segunda feira, 17, dedicado ao movimento do orgulho gay, foram entregues ao presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jerberson Morais, na presença dos vereadores Ivo Evangelista e Paulo Carqueja, duas Cartas, uma da Lesbos – Grupo LGBT+ de Ilhéus e outra da Diversidade da Aliança Nacional LGBTI+ representada por Alex Sena e Diala Magalhães, dentro do município, onde apresentam pautas a serem discutidas referente aos direitos da população LGBT+ no Município.

Essas discussões na Câmara Municipal de Ilhéus são de suma importância, pois, mostram que num momento de pandemia, nós LGBT+, estamos vulneráves precisando da atenção do Senhor Prefeito e, vereadores desta Cidade.

Dentro sa pauta e dos pedidos existentes, um é especial, que dispõe sobre a criação de um Centro de Referência LGBT, motivado por outros municípios a exemplo Salvador, São Paulo, ademais, pretendemos implantar aqui com o apoio dos Edis que foram nomeados pela população para cuidar de todos. E, porque decidimos entregar essa carta hoje ao presidente da Câmara municipal de Ilhéus, pois hoje 17 de maio é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia.

Este momento especial, remete à data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, em 1990. E, a luta pela conscientização da sociedade e a dignidade dos grupos LGBT+ É o dia também, em que celebramos o enfrentamento na busca por ações que tragam novos olhares e maiores condições de sobrevivência à população LGBT+

Caminhar sob o real significado de Estado laico, que respeite os cidadãos e cidadãs independente da sua religião, cor, raça, classe social e orientação sexual, equiparando as condições de acesso à educação, alimentação e saúde com qualidade, é um dever que parte das políticas públicas e reverbera sobre as práticas privadas.

Ainda hoje, pelo menos 69 países criminalizam atividades consensuais entre pessoas do mesmo sexo, conforme relatório publicado em dezembro do ano passado pela International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association (Ilga). Nessas nações, homossexuais podem ser presos ou até mesmos condenados à morte. Lamentável!

Apoio: www.jornaldoradialista.com.br