Campinas, 24, 12 (AFI) – Dia 25 de dezembro é dia de estar com a família comemorando o feriado mais importante do ano para os cristãos, o Natal. Mas em países com outras culturas como o Japão e o Mundo Árabe, alguns brasileiros que lá atuam no mercado do futebol, terão uma experiência bem diferente. Alguns comemorarão a data concentrados e outros jogando.

Em pleno 25 de dezembro, o Al Shabab, comandado pelo técnico Caio Junior, e o Al Wasl, do atacante Edgar, se enfrentam pela última rodada do primeiro turno da Liga dos Eirados Árabes.

“É a primeira vez na minha carreira de jogador e treinador que vou jogar no dia do Natal. Uma experiência diferente. Tive que organizar uma programação especial para os jogadores estrangeiros que poderão se apresentar na concentração a meia noite enquanto os atletas locais vão se apresentar mais cedo”, explicou Caio Junior.

Caio Júnior se prepara para comandar equipe árabe no Natal.

Caio Júnior se prepara para comandar equipe árabe no Natal.

Artilheiro do Al Wasl e um dos principais atacantes das últimas quatro temporadas nos Emirados Árabes, Edgar fala sobre o fato de jogar em data tão especial. “Realmente é muito curioso para nós brasileiros, mas temos que respeitar a cultura do país onde vivemos, trabalhamos e ganhamos o sustento e nossas famílias”, disse Edgar.

Com 21 pontos, o Wasl quer a vitória para encostar no Alhi e no Nasr com 24. Já o Shabab, com 19 pontos, busca a vitória para ultrapassar o próprio adversário e assumir a 4ª posição.

JAPÃO

Mesmo em fim de temporada, o Japão reserva a última semana do ano para a fase decisiva da Copa do Imperador. As quartas de finais acontecem dia 26, a semifinal dia 29 e a final no dia 1º de janeiro de 2016.

Acostumado a disputar títulos nas duas últimas temporadas, o atacante Patric, do Gamba Osaka, comenta o fato de estar concentrado no dia do Natal.

“É a primeira vez que isso acontece comigo, passar o Natal concentrado. Sinto um pouco porque sei que toda minha família já estará reunida comemorando no Brasil. Mas por outro lado, estarei fazendo aquilo que amo fazer que é jogar futebol”, disse Patric,

O Gamba Osaka recebe o Tosu em jogo único valendo vaga para a semifinal. “É um jogo decisivo para mantermos o título da Copa do Imperador”, disse Patric. O Gamba já faturou a Supercopa do Japão em 2015 além de ter levado a J League, Copa Nabisco e a própria Copa do Imperador que em 2014 teve a final antecipada para o dia 14 de dezembro.