Parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), o Curso de Educação Patrimonial representa uma capacitação inédita na cidade de Ilhéus voltada aos professores, coordenadores, diretores e funcionários que atuam na rede pública municipal, com abordagem no estudo da história e cultura local. No último sábado (18), a Seduc realizou uma aula de campo e uma série de atividades, no distrito do Rio do Engenho.

Às margens do Rio Sant’Anna, os educadores tiveram uma experiência única, reforçando a importância do aprendizado prático na preservação da rica herança cultural do município, que caminha rumo aos 500 anos de existência. Mergulhados em uma aula de campo enriquecedora e na história da localidade, os profissionais da Educação buscaram desvendar os segredos históricos e culturais desse povoado fascinante.

educação patrimonial; rio do engenho; seduc; secult

“Ávidos leitores, todos levam consigo não apenas o conhecimento, mas um compromisso renovado com a valorização e o compartilhamento desse legado”, frisou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc. O curso possui carga horária total de 80 horas e todos os participantes receberão certificado de conclusão.

A capacitação objetiva estimular nos participantes o desejo de apropriação e pertencimento pelas memórias e patrimônios locais. A formação foi dividida em encontros presenciais e virtuais, entre os meses de abril e novembro. Os educadores agora têm a oportunidade de trabalhar o assunto em sala de aula e formar novos multiplicadores do tema.

educação patrimonial; rio do engenho; seduc; secult