Foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (29), a lista dos nomeados a membros do colegiado de gestão participativa do Centro de Cultura de Alagoinhas, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no território Litoral Norte – Agreste Baiano. Ao todo foram escolhidos 38 membros, sendo 19 titulares e 19 suplentes. Confira a lista no site www.cultura.ba.gov.br
As inscrições ocorreram entre os dias 12 e 22 de novembro de 2015. Os membros foram eleitos sob o critério de maior representatividade cultural, conforme julgamento de uma comissão formada pelo Secretário de Cultura; pelos superintendentes da Secretaria; pelos dirigentes das unidades vinculadas – Fundação Cultural, Fundação Pedro Calmon, Centro de Culturas Populares e Identitárias e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural; além dos dirigentes da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e do Conselho Estadual de Cultura.
Desde 2015, outros três espaços culturais administrados pela SecultBA já possuem colegiados de gestão participativas instituídos e empossados: Centro de Cultura de Porto Seguro, Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna e Cento de Cultura Olívia Barradas, em Valença.
Os colegiados de gestão participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão dos centros de cultura. De caráter consultivo e opinativo, o colegiado tem entre os seus objetivos a função de apoiar e avaliar a gestão do espaço cultural, propor estratégias para a dinamização do mesmo e contribuir para tornar o Centro numa referência na produção e difusão cultural do seu território. A apresentação do colegiado de gestão participativa tem como base as instruções da Portaria 338/2014, que institui os Colegiados no âmbito dos Espaços Culturais da SecultBA.
Sobre o Centro de Cultura de Alagoinhas – O Centro de Cultura de Alagoinhas foi inaugurado em 10 de junho de 1986, passou por uma reforma em 2008 e reabriu em 2009. É o principal espaço cultural da cidade e recebe também eventos de cidades circunvizinhas. Na programação artística do espaço, são mais recorrentes os eventos de teatro e dança. O espaço dispõe também uma Concha Acústica, que já recebeu festivais, shows e outros espetáculos.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

03/02/2016

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442
Email: ascom@cultura.ba.gov.br
Adriana Jacob – (71) 99983-5278 – adriana.jacob@cultura.ba.gov.br
Maria Luísa Gouveia – (71) 99154-3321 – maria.luisa@cultura.ba.gov.br
www.cultura.ba.gov.br | www.facebook.com/secultba
www.flickr.com/photos/secultba | www.twitter.com/SecultBA