O futuro hospital materno-infantil de Ilhéus incluirá mais 10 leitos de UTI Pediátrica. A notícia foi confirmada pela diretora do Núcleo Regional de Saúde (NRS-Sul), Marize Eduane Pinheiro, durante encontro com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, no final da manhã desta quinta-feira (25) no Centro Administrativo. O encontro pontuou o avanço dos trâmites para a construção do hospital, no prédio onde funcionava o Hospital Regional, na Conquista.

A diretora da NRS-Sul disse ainda que a quantidade de leitos não estava prevista no projeto inicial, porém, devido às necessidades do município e das cidades do entorno, decidiu-se pela inclusão desse número, marcando um avanço importante para a região. “Ilhéus vai ganhar uma unidade pública de qualidade e isso é uma grande conquista. Vim discutir com o prefeito a readequação e ampliação do espaço físico, que vai abrigar também um módulo administrativo hospitalar”, ressaltou.

O prefeito comemorou a notícia e adiantou que no mês de junho, iniciará as obras de construção das novas sedes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e do Programa de Saúde da Família (PSF). “Fomos elogiados pela Sesab, devido a marca crescente de cinquenta por cento da cobertura da atenção básica. Pegamos o município com dezesseis por cento e pretendemos atingir o alvo, que é de setenta por cento”, registrou Mário Alexandre.

O secretário Geraldo Magela destacou que os avanços se devem ao processo de reestruturando das unidades de atenção básica, com 12 postos reformados, que compõem um pacote de investimentos que vão melhorar a qualidade de vida dos ilheenses. O titular da Saúde ressaltou ainda a parceria mantida com o Governo da Bahia. O novo hospital contará com 93 leitos, além de um Pronto Atendimento de urgência e emergência para gestantes, puérperas, neonatos e crianças.