A edição 2023 da festa Ticomia, realizada sábado, dia 24, na Fazenda El Dorado, em Ibicuí, tem sido considerada a maior da história de 36 anos do evento. Com infraestrutura organizada e um elenco de atrações musicais elogiado pelo público, o Ticomia promoveu um verdadeiro festival de forró e embalou a alegria contagiante de milhares de pessoas que compareceram à festa de camisa mais tradicional e badalada do São João da Bahia.

Com um ambiente decorado com criatividade e muitas cores, serviço all inclusive eficiente, a festa teve início com um supershow da banda Limão com Mel, que aqueceu o entusiasmo de todos os presentes. Logo após, a Banda Mastruz com Leite renovou a animação do público com os seus principais sucessos, e teve continuidade com o agito de Iguinho e Lulinha.

O Ticomia, maior festival de forró do São da Bahia deu sequência com o show emocionante da Banda Lordão, liderada pelo fundador e vocalista Kocó, seguido pela sinfonia nordestina de Dorgival Dantas e seus encantos. O embalo seguiu adiante com a estreia eletrizante de Zé Vaqueiro no Ticomia, que gostou muito da festa e declarou a vontade de voltar nos próximos anos.

Logo depois subiu, mais uma vez, ao palco do Ticomia, a banda Calcinha Preta, que levou o público participante ao delírio. O show de forró contou, em seguida, com o suingue nordestino de Luan Estilizado, que ao final de sua apresentação homenageou os artistas do axé music com um pot-pourri dos principais sucessos do carnaval baiano, fazendo literalmente as pessoas tirarem o pé do chão.

Quem fechou a programação da festa foi Otávio Matheus e sua banda, uma das revelações entre os artistas da região sul da Bahia. “É o segundo ano que a gente participa do Ticomia e é uma satisfação imensa. Muito feliz de estar numa festa maravilhosa, histórica, que tem 36 anos, com tanta credibilidade. E agradecer ao apoio da Dourado Produções, que também investe nos talentos regionais”, declarou Otávio Matheus.

O fundador da festa, Lourival Dourado Filho, o Douradinho, circulou algumas vezes no espaço do evento, checando o andamento dos serviços de bebidas e comidas ofertados e foi bastante cumprimentado pelos jovens e pelos veteranos que prestigiaram o evento. Por sua vez, o produtor-executivo Raul Dourado, agradeceu à toda equipe e parceiros que contribuíram para a realização e sucesso do Ticomia, e se disse honrado por ter correspondido à confiança nele depositada por seus pais, Sara e Douradinho.

Emoção no ar – A participação de Kocó, da banda Lordão, no Ticomia deste ano emocionou os organizadores da festa, os colegas artistas e o público de modo geral. Nos 36 anos de história da festa, o Lordão participou de 33 edições, o que gerou uma identidade com o evento e seus frequentadores, além de representar uma trajetória de sucesso na cultura regional.

Nos últimos anos, Kocó tem enfrentado problemas de saúde e vem mantendo heroicamente um processo de resistência a essas adversidades, com muita coragem e compromisso profissional. A sua presença no Ticomia 2023, com altivez, otimismo e alegria, levou muita gente a chorar de emoção com o seu exemplo.

Kocó chegou à Fazenda El Dorado durante o show de abertura da banda Limão com Mel e fez questão imediatamente de subir ao palco para reencontrar o público do Ticomia, e recebeu uma comovente manifestação de apoio, carinho e alegria. “Kocó para mim é uma pessoa que reverencia a Bahia, e o Lordão tem uma história tão maravilhosa nesse Estado e para nós músicos, que vivemos nos anos 80, 90, cantando nos bares, temos muitos amigos que fizeram parte dessa banda ou cantaram com Kocó. E hoje recebê-lo daquela forma ali no palco, com toda sua docilidade, foi um presente para mim”, disse o vocalista Ed Lima, da Limão com Mel.

Entre os muito emocionados, o fundador da festa, Douradinho, não escondeu o sentimento de satisfação e alegria, juntamente com Sara e Raul Dourado, pela presença de Kocó no Ticomia deste ano. “Para nós é um momento de alegria, agradecimento e fé. Kocó representa muito para a história de nossa festa”, declarou Lourival Dourado Filho.

O produtor-executivo do Ticomia, Raul Dourado, fez questão de agradecer muito a todos que prestigiam “essa festa democrática, que valoriza o forró e a cultura nordestina, e também aos nossos parceiros e a toda a equipe que faz este evento ser um grande sucesso há 36 anos. Gostaria de ressaltar a parceria da Brahma, cerveja oficial do Ticomia 2023, da Red Bull, Boulevard Shopping, Terceira Via e as Faculdades Santo Agostinho, que foram importantes para a realização da festa, e ao meu avô Dourado e minha avó Orilda, meus tios Cláudio, Angélica, Ana Paula e Braim, pelo incentivo permanente.” Ele estendeu o agradecimento aos parceiros do Ticomia, desde o início: Carlos Arruda, Luciano Veiga, Gastão, Dionilton, Júnior Veiga, Cláudio Dourado e Carlinhos de Abílio. Também a Tilo, criador do nome Ticomia, e a Beto Carrilho, criador da marca, aos prestadores de serviço, aos policiais militares, civis e rodoviários pela manutenção da ordem e segurança e orientações de cidadania; aos profissionais de saúde pela atenção no pronto atendimento e aos profissionais imprensa, de imagem, som e vídeo, “que sempre estão conosco contribuindo para a divulgação do nosso evento”, salientou Raul.