Entendemos que o papel de um Sindicato são as lutas em defesa da categoria que representa e a criação e manutenção de direitos, como: negociação coletiva, representação, conferência das contas na rescisão contratual (homologação), paralisações coletivas e assistência. Sendo a essência dessa atividade a defesa dos direitos trabalhistas, despertando a consciência do trabalhador, evitando as ilegalidades cometidas pelas empresas.

NÃO CABE A NENHUM SINDICATO INTERFERIR NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMISSORAS.

O papel dos Sindicatos é orientar os seus associados, auxiliá-los na busca dos direitos extra empresa, a exemplo do FGTS e correção, exigência da entrega da RAIS para o recebimento do PIS, no acompanhamento da sua aposentadoria ou mesmo ou tipo de benefícios previdenciários, é a exigência dos exames médicos previstos na NR-7, da assinatura da CTPS e registro profissional, é buscar outros direitos como abonos, auxílio funeral, tickets alimentação, cumprimento da carga horária, exigência de horas extraordinárias, adicionais legais. É a assistência jurídica.

NÃO CABE A NENHUM SINDICATO INTERFERIR NA GRADE DE PROGRAMÇÃO DAS EMISSORAS.

O papel dos Sindicatos é animar a filiação dos seus profissionais, no fortalecimento da categoria e despertando a importância e o envolvimento de todos na luta.

O papel do Sindicato dos Radialistas é bem claro: Promover o seu associado, buscando direitos sociais para uma qualidade de vida melhor e decente.

PARA O PROFISSIONAL EXIGIR, É PRECISO QUE PRIMEIRO SE FILIE, PARTICIPE, SE ENVOLVA E PAGUE A SUA CONTRIBUIÇÃO. Estando em dia, todos podem opinar, cobrar e até fazer discurso sem fundamentação alguma. É um direito consagrado.

CADA EMISSORA/EMPRESA É QUE AUTO SE DEVE ADMINISTRAR. DAS EMISSORAS QUE CUIDE A DIREÇÃO.

DOS RADIALISTAS CUIDA O SINDICATO DA CATEGORIA.

Provérbio popular

“Não diga tudo quanto sabes

não faças tudo quanto podes

não creias em tudo quanto ouves

não gastes tudo quanto tens

porque

quem diz tudo quanto sabe

quem faz tudo quanto pode

quem crê em tudo quanto ouve

quem gasta tudo quanto tem

muitas vezes

diz o que não convém

faz o que não deve

julga o que não vê

gasta o que não pode”.