A obra de requalificação da Praça Cairu, uma das principais intervenções da Prefeitura de Ilhéus para melhorar a qualidade do trânsito no centro da cidade, se encontra em ritmo acelerado. Após a conclusão dos serviços de terraplanagem, a Montanha Aluguel de Máquinas e Equipamentos de Construção Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, deve finalizar até esta sexta-feira, dia 20, a construção da calçada da praça, que terá três metros de largura e está sendo feita com blocos de concreto.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, lembra que a próxima etapa consiste na execução de um trabalho de paisagismo, que incluirá a utilização de folhagens de diversas cores com o objetivo de dar ao local um visual mais bonito. A ação, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos, também abrange o plantio de grama.

Ainda como parte do projeto de melhoria do tráfego no Centro de Ilhéus, Raimundo Gonçalves, encarregado da Montanha Construção Ltda, informa que foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 16, uma pequena redução no canteiro que fica situado em frente à entrada do calçadão da Marquês de Paranaguá. “É outra ação que visa alargar um pouco mais a pista e, assim, contribuir para uma fluidez melhor de veículos”, completa Gonçalves.

Com a redução do diâmetro da Praça Cairu, foi criada uma terceira faixa de tráfego. “Quem quiser fazer o contorno, terá uma faixa livre à sua disposição. Por conta disso, aqueles que vierem das zonas sul e norte passarão a contar com um fluxo de veículos mais ameno”, explica o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, arquiteto Antônio Vieira.

Novo acesso – Ainda no âmbito do programa de melhoria do trânsito no centro da cidade, o titular da Sema, Antônio Vieira, informa que já se encontra em processo de licitação uma obra que vai permitir o surgimento de uma ligação (sentido sul-norte) da Ponte Lomanto Júnior com a avenida Misael Tavares, situada ao lado do terminal urbano. “Dessa forma, os veículos originários da zona sul não terão mais necessidade de passar pela rua Amélia Nunes para acessar o Centro e os estacionamentos, o que vai melhorar o fluxo, principalmente nas horas de grande movimento”, diz.