As especulações sobre uma possível paralisação das obras do Canal do Malhado têm causado desconforto à população. De antemão, cabe informar que os serviços seguem dentro do cronograma estabelecido. Todavia, conforme explica a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o projeto necessitou passar por ajustes pontuais.

Acontece que o sistema de esgoto dos estabelecimentos às duas margens do canal está totalmente destruído. Além disso, a rede é composta por tubos cerâmicos muito antigos. Diante do exposto, o Município propôs à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) a adequação do projeto, a fim de executar uma nova rede de coleta de esgoto, fora do canal, com material contemporâneo de maior resistência.

canal do malhado

A substituição da tubulação visa evitar a contribuição de esgoto daquela região no canal de drenagem pluvial. A aprovação do pleito deve ocorrer em 15 dias. Cerca de 50 aduelas, que já estão em estoque, serão instaladas na próxima etapa.

Outros serviços – Com relação às intervenções no bairro da Conquista, acesso ao Hospital Materno-Infantil, a Seinfra informa que foram concluídos os serviços de calçada e drenagem pluvial das ruas Santarém, São Francisco e Água Preta, restando apenas a regularização de sub-base, aplicação de base e colocação do asfalto. A previsão é que a execução da pavimentação seja iniciada na primeira quinzena de agosto.

por Sucom