Abrindo as comemorações do aniversário de 487 anos de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito Bebeto Galvão, secretários, servidores e convidados participaram na sexta-feira (25) da palestra realizada pelo ministro João Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Atendendo ao convite feito pelo chefe do Executivo ilheense, Nardes visitou a cidade e se propôs a contribuir com o trabalho desenvolvido pelos órgãos de controle interno do poder público municipal. O encontro ocorreu no auditório do Hotel Aldeia da Praia para um número reduzido de pessoas, em cumprimento aos protocolos sanitários contra a Covid-19.

Intitulada “Governança, Controladoria e Gestão nos Municípios”, a palestra abordou assuntos focados no planejamento estratégico, com o intuito de otimizar a aplicação dos recursos e manter o equilíbrio das contas públicas. Além disso, segundo pontuou o ministro do TCU, os instrumentos de controle e transparência tornam a gestão eficaz e melhoram os serviços prestados ao cidadão.

Palestra TCU

Durante a explanação, Nardes destacou a relevância do turismo para a retomada do crescimento econômico no pós-pandemia, com foco no projeto “Ilhéus 500 Anos”.  “A tese da governança que eu trouxe para o prefeito Marão é no sentido de que Ilhéus retome a sua liderança, pelo grande potencial de crescimento que possui. Eu vejo o potencial da cidade enorme para ser um grande polo turístico do Brasil e o prefeito está tendo a visão macro da importância de trabalhar regionalmente”.

O ministro defendeu ainda a integração do sul da Bahia, liderada por Ilhéus, e propôs um projeto unificado voltado à politica de atração de investimentos para toda a região.

“É preciso ter colaboração e sincronização entre todos os municípios e solidariedade entre os prefeitos. Quando se monta uma estratégia em conjunto, o resultado será maior para toda a comunidade. Eu vejo que o prefeito Marão tem capacidade para exercer essa liderança na região. Estou à disposição para colaborar, a fim de que possamos unir todos os municípios”, ressaltou.

Fórum dos Municípios

Mário Alexandre definiu o encontro como fundamental para aplicação da metodologia apresentada, com apoio e suporte do TCU.

“Nós temos procurado dentro da articulação com os governos estadual e federal trazer benfeitorias, inovação e ampliar os serviços prestado à nossa comunidade. O ministro se encantou com a cidade, com a nossa história e cultura e a gente fica feliz com esse reconhecimento. A palestra foi um grande ganho para a nossa equipe. Quero agradecer em nome de Ilhéus ao querido ministro Nardes e dizer que estaremos à disposição para dar continuidade ao processo de desenvolvimento da nossa região”.

Bebeto Galvão agradeceu a presença do ministro, o estreitamento do diálogo entre os entes e a valorosa contribuição para implantação do projeto nos municípios baianos. “Em nome do nosso governo quero transmitir os agradecimentos e expressar a alegria por tê-lo aqui, acolhendo um pedido do prefeito para dialogar com a nossa equipe. Isso demonstra seu amor e respeito pelo Brasil e por nossa terra”.

Fórum dos Municípios

O ministro apresentou a “Cartilha de Governança para os Municípios Brasileiros”, elaborada com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e anunciou que pretende voltar à cidade para dialogar com os segmentos empresariais e os setores vinculados à área educacional.

Além disso, ele se propôs a colaborar com auditorias para organização de importantes pastas, como saúde, infraestrutura e transporte. Também participaram do encontro o prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida, e o diretor de saúde do município de Itabuna.

 

 

 

por Raiane Amori