A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (29), a operação “Teseu” para desarticular uma organização criminosa responsável pelo transporte de drogas e munições da região de fronteira seca do Brasil com a Bolívia para a região nordeste do país.

De acordo com a PF, 49 pessoas foram indiciadas ao longo das investigações, sendo cumpridos 23 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças, no Mato Grosso. Desses, quatro foram de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, além de 49 ordens de sequestro de imóveis e veículos e bloqueio judicial de ativos financeiros em desfavor dos investigados.

Aproximadamente 110 policiais federais participaram da operação, dando cumprimento aos mandados nos estados de Mato Grosso, Pernambuco – só busca e apreensão em Recife, Jaboatão, Camaragibe e Vitória –, Mato Grosso do Sul, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás.

Investigações

As investigações que resultaram na operação tiveram início em agosto de 2020, quando a PF prendeu em flagrante delito um dos integrantes da organização criminosa que era responsável pelo transporte dos ilícitos em cargas de ração animal.

Após a prisão, foi possível identificar um forte esquema de transporte de drogas e munições, composta por vários membros, dentre eles familiares de presos e internos de estabelecimentos prisionais. A droga adquirida na Bolívia, era transportada em caminhões, do estado do Mato Grosso para a região nordeste do país.

A PF identificou que, somente dois operadores do esquema, movimentaram, em menos de dois anos, milhões de reais, valendo-se de uma empresa de fachada para camuflar a origem ilícita do dinheiro.

A investigação observa as diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas, que consistem na descapitalização das organizações criminosas, prisão de lideranças e cooperação internacional.

Foto: Arquivo / Agência Brasil