O Porto de Ilhéus vai voltar a exportar minério de manganês em larga escala. O anúncio foi feito na última quinta-feira (6), durante reunião realizada entre a Prefeitura, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e os diretores da Davos Mineração. As operações representam o esforço da atual gestão municipal para aumentar a geração de emprego, bem como movimentar a cadeia produtiva do setor.

Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário Mozart Aragão destacou a importância da ampliação da atividade portuária, cujo projeto prevê a exportação de 650 mil toneladas do minério. Conforme a Codeba, os embarques serão perfomados em dois anos, através do Operador Portuário Multilog, com destino à China e à Índia.

“Nós temos mantido uma relação muito profícua com a Prefeitura de Ilhéus, que colabora e entende o papel do porto na cidade. Por meio desse contrato, viabilizamos a exportação 650 mil toneladas de manganês, oriundo das minas da Bahia. Então, a abrangência econômica não é somente para o município, mas também para todo o estado”, explicou o vice-almirante Carlos Autran, presidente da Codeba.

Na ocasião, foi realizada uma visita às dependências externas do terminal portuário. Segundo Autran, a Codeba tem executado intervenções pontuais, a fim de recuperar infraestruturas que estavam degradadas.

“Estamos muito felizes em poder trazer esse empreendimento para a cidade de Ilhéus. A nossa operação preza principalmente pela legalidade da operação e vamos fazer isso acontecer da forma mais correta e eficiente possível. Quero agradecer à Prefeitura e à Codeba pelo apoio e pela recepção que estão dando ao nosso projeto”, ressaltou Leandro Chaves, CEO da Davos.

Além de ampliar a cadeia produtiva, a iniciativa visa recuperar o ativo mineral manganês e resgatar o preço do manganês, que possui alta capacidade de exploração de desempenho para atender as indústrias instaladas no Brasil e no exterior.

“Ilhéus é uma cidade estratégica, com um Porto que está realmente preparado para fazer todo esse trabalho. Já estamos pensando não apenas na exportação de manganês, mas também no beneficiamento deste minério na região. Eu acho que é um futuro com muitas possibilidades de grande sucesso, graças evidentemente à recepção que estamos tendo aqui”, declarou Hélio Costa, presidente do Conselho da Davos Mineração.

O encontro também contou com as presenças do Assessor Técnico Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Vinícius Briglia, representantes da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus e da Multilog.