Presidente da Comissão de Educação e vice-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Gil Gomes destacou nesta segunda-feira, (5) o papel efetivo do prefeito Mário Alexandre na construção de uma educação pública de qualidade. “A educação move esta cidade. O prefeito tem a visão de futuro para comandar as transformações que Ilhéus precisa passar após mais de 20 anos de estagnação”, disse o vereador durante a abertura da Jornada Pedagógica do Município.

Bastante aplaudido pelos trabalhadores da educação que lotaram o Centro de Convenções, Gil Gomes afirmou que se conforta e se orgulha de fazer parte de uma base política que não tem dificuldades de sentar-se com os trabalhadores e sindicatos e discutir avanços tanto para o setor quanto para a categoria. “O diálogo permanente é o maior crédito que podemos dar à atual gestão, que não foge dos debates e tem a humildade de ouvir os reclames populares”, disse.

Avanços – “Apesar das dificuldades financeiras da Prefeitura foi este prefeito quem concedeu reajuste para os professores após mais de cinco anos com salários congelados. Em ano de gestão são dez escolas totalmente recuperadas, oito mil novos alunos da rede, oportunidades de requalificação dos professores e uma secretaria de Educação de portas abertas para ouvir os anseios populares. Não é fácil você pegar uma cidade com problemas acumulados em 20 anos e corrigir todos em 12 meses”, lembrou.

“É por isso que apoio este governo. E tenho a plena convicção de que esta será uma das maiores gestões da história política de Ilhéus. Conte comigo na Câmara e pessoalmente, Mário. Estamos abertos a debater com clareza, dividindo responsabilidades, as soluções e os problemas da cidade, ao seu lado, prefeito”, afirmou o vereador, sendo bastante aplaudido.

Protagonismo e parcerias – Para o prefeito Mário Alexandre, que também participou da abertura da jornada, a construção de uma educação de qualidade é um princípio básico da sua administração, fortalecida com a valorização dos servidores, a melhoria nos ambientes de trabalho e parceria com a Câmara de Vereadores. “Por isso digo sempre. São vocês que estão aqui que também vão nos ajudar nesta reconstrução”, referindo-se aos professores como protagonistas dos principais avanços no setor.

Decisão – Mais uma vez, o prefeito falou sobre o cancelamento do carnaval deste ano. “Sei da importância do carnaval. Tanto pela identidade cultural, quanto pela importância da sua geração de renda. Mas conversei com minha equipe e vimos que tratava-se de um custo muito alto no momento em que estamos focados em investimentos que serão direcionados para oferecer melhorias em setores importantes como saúde e educação”, disse. Sob aplausos, sentenciou: “tomei a decisão acertada, tenho convicção disso”.

“É desta forma que reconhecemos o valor do povo. A ´Escola do Horror´, como apelidaram as ruínas de Piaçaveira, vai virar muito em breve a ´Escola do Amor´, do amor pelas crianças que vivem em nossa zona rural e que merecem ser atendidas com dignidade. Vamos pensar positivo e vamos realizar. Assim como os nossos alunos e até como os nossos professores eu também estou aprendendo. É com aprendizagem que podemos ir mais longe”, afirmou.