É um orgulho para a cidade receber esse equipamento requalificado, modernizado. O Centro de Cultura Adonias Filho tem história. A Prefeitura e a sociedade civil vão fazer a inclusão, trazer a nossa juventude para participar de oficinas de teatro, dança, capoeira, etc.” A afirmação é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que prestigiou na noite de sábado, dia 2, a entrega da unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) pelo governador Jerônimo Rodrigues e o secretário Bruno Monteiro.

O Centro de Cultura Adonias Filho ganhou uma obra de modernização com investimentos superiores a R$ 5,7 milhões. Passou a contar com sistemas modernos de elétrica e climatização, novos telhados e forros, pintura, esquadrias e pavimentação, além de nova estrutura cênica e técnica. A área externa tem novo paisagismo e, além disso, houve a adequação dos espaços às normas mais atuais de acessibilidade e de segurança.

Depois de descerrar a placa de inauguração, ao lado do governador, o prefeito Augusto Castro disse que a presença forte do Governo do Estado em Itabuna tem sido fundamental. “Nesse momento em que o governador entrega o Centro de Cultura modernizado é motivo de orgulho. Quero dizer que a Prefeitura vai ajudar a manter, fomentar e estimular, principalmente os alunos da Rede Municipal de Ensino, trazê-los para aqui. O mesmo será feito com as nossas comunidades e povoados. Isso é o que fica para cada um, representa muito para o Estado, mas muito mais para a nossa cidade”.

Ele lembrou que o governo estadual tem sido parceiro em projetos, obras e ações na Saúde, Educação, Infraestrutura e Cultura e no Projeto Mais Água para a Cidade. O prefeito disse ainda que na Lei Orçamentária Anual para o exercício fiscal de 2024 está sendo inserido um percentual para o Fundo Municipal de Cultura. “Com o apoio do Governo do Estado, a gente pensa, caminha e cresce em fortalecer este equipamento dedicado à cultura”, enfatizou.

 

O prefeito informou que está prestes a celebrar um marco significativo na cena cultural de Itabuna, com a entrega do Teatro Zélia Lessa até o final do mês de setembro. Na sexta-feira, dia 1º, em encontro com secretários foram discutidos ajustes finais para a entrega deste importante espaço artístico, ao lado da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro. A iniciativa visa atender à crescente demanda da comunidade cultural, que há muito aguarda pela revitalização deste palco que já foi testemunha de numerosos ensaios de espetáculos musicais, teatrais e de dança.

O Centro de Cultura Adonias Filho, um dos primeiros construídos no interior do estado, conta com uma sala de espetáculos com 297 poltronas e seis lugares para cadeirantes, além de camarins e banheiros; três salas multiuso, que comportam ensaios, oficinas, workshops e pequenos eventos para até 110 pessoas; um Foyer/Galeria para exposições, audições musicais e recepções; um anfiteatro na área externa que comporta até 2 mil pessoas; além de dois anexos e um coreto.

Já o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância de ter mais um centro cultural reaberto e a relevância destes espaços no interior. “É um espaço físico muito importante, em um espaço estratégico da cidade. Mas, se esse prédio não tiver vida, de nada adianta. Então, importante também é a ocupação dentro dessa política de dinamização da cultura que estamos implementando, para que esses espaços onde a cultura se encontra se desenvolvam plenamente com todas as suas possibilidades, entendendo sempre a cultura como meio de inclusão, de transformação de vidas e também de geração de emprego e renda”, asseverou.

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do prefeito Augusto Castro, e dos secretários Davidson Magalhães e Bruno Monteiro, e das deputadas federal Lídice da Mata (PSB-BA) e estadual Olívia Santana (PcdoB), também visitou ainda a exposição da vida e obra de Adonias Filho, que preserva o acervo do escritor que dá nome ao Centro de Cultura, e Sala Zélia Lessa, em anexo.

Uma rica e diversificada agenda cultural marca a reinauguração do equipamento público de culturais: exposições de Sebastião Salgado e Chico Buarque sobre a luta pela terra e sobre a vida e obra de Adonias Filho. A noite teve ainda as apresentações da cantora itabunense Alinne Rosa; da Orquestra de Câmara Opôs, com o maestro Pablo Shaul e Davidson Viana; de dança de salão; de teatro; de samba de roda, maculelê e capoeira com grupos locais, dentre os quais o Raça.

Inaugurado em 1986, onde existia o lendário campo da Desportiva, no Jardim do Ó, o Centro de Cultura Adonias Filho é um dos 17 espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O espaço tem como objetivo promover a cultura regional e nacional, oferecendo ao público uma programação diversificada e de qualidade. Adonias Filho foi um dos principais nomes da literatura brasileira do século XX, autor de obras como ““Corpo Vivo”, “Os Servos da Morte”,  “Luanda, Beira Bahia” e “Memórias de Lázaro”.