A Secretaria de Gestão e Inovação entregou nesta sexta-feira, dia 16, ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o relatório final do recadastramento de servidores municipais efetivos, ativos e inativos, e pensionistas. O procedimento online aconteceu entre os dias 22 de fevereiro a 26 de março mobilizando todas as repartições públicas municipais.

Atualmente, a Prefeitura de Itabuna tem um total de 3.941 funcionários efetivos, ativos e inativos, e pensionistas, 203 são considerados ausentes e 29 estão com o cadastramento incompleto.

As secretarias municipais de Educação e Saúde, com 1740 e 1286 pessoas, respectivamente, concentram o maior número de servidores. A Secretaria de Gestão e Inovação conta com 792, enquanto a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza conta com 123 funcionários públicos.

No relatório, a Comissão de Recadastramento, criada pelo secretário José Alberto Lima Filho, destaca que o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos teve o objetivo de identificar todos os servidores efetivos, inativos e pensionistas e sua lotação atual, usando o ambiente digital para evitar contato físico entre os servidores diante da pandemia do Covid-19.

Neste trabalho os sindicatos dos servidores públicos (Sindserv) e dos professores (Simpi) foram convidados para difundir a necessidade do processo, bem como auxiliar aqueles que possuíam dificuldades com o ambiente digital.

Ao final do processo, que incluía informações básicas, envio de foto e digitalização de documentos através de smartphone, o servidor recebia um comprovante que deveria ser impresso e assinado na presença do seu chefe imediato, comprovando a finalização do processo” diz o documento

O prazo para o cadastramento dos servidores inativos e pensionistas foi prorrogado até o dia 9 de abril, de acordo com o secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Filho, abrangendo também, servidores efetivos que não o fizeram dentro do prazo e que, por conta do atraso, teriam que justificar o motivo para posterior avaliação.

Os dados coletados agora serão remetidos para a empresa gestora da folha de pagamento para atualização ao mesmo tempo em que será desenvolvido um sistema para a pesquisa de informações digitalizadas no auxílio das atividades do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão e Inovação.