A comunidade de Inema, distrito situado a 100 quilômetros da Sede, recebeu nos dias 5 e 6 de setembro, serviços ofertados por meio de mutirão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O prefeito Mário Alexandre presidiu a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Fontes Batista, e marcou o ato atendendo aos pacientes em consulta na especialidade de ortopedia.

Com início às 7h, o mutirão ofertou serviços básicos de saúde, como medição de glicemia, aferição de pressão arterial, testes de DST/AIDS e exame preventivo feminino. Durante os dois dias de mutirão, a comunidade local se beneficiou ainda dos serviços nas especialidades de clínica geral, ortopedia e odontologia.

O prefeito ressaltou que as ações na área da Saúde são pautas prioritárias e merecem atenção especial. “Promovemos ações e iniciativas que proporcionam qualidade de vida aos cidadãos ilheenses, nas diversas localidades. Reforma e construção de postos, entrega de novos equipamentos, UPA24h, ou seja, estamos dando maior resolutividade no atendimento à população”.

Mais de 10 profissionais foram responsáveis pelo atendimento, entre eles, três clínicos gerais, um ortopedista, um dentista, três enfermeiros e agentes comunitários. Estima-se que mais de 500 pessoas compareceram à ação que, além dos serviços de saúde, disponibilizou cadastramento e recadastramento no programa social Bolsa Família.

Fala povo – O trabalhador rural Gildásio Ribeiro Santos, de 49 anos, necessitava de consulta com ortopedista e foi um dos pacientes atendidos por Mário Alexandre. “O que o prefeito está fazendo por Inema é muito bom. Arrumou o posto de saúde, a praça, já havia arrumado nossa quadra. Agora temos um lugar mais bonito para as crianças brincarem. Somos gratos por tudo isso”, opinou

Já a cabeleireira Michelini Silva Ramos, de 25 anos, avaliou os serviços prestados e ressaltou que a ação assiste os pacientes que moram mais distantes da região urbana de Ilhéus. “Evita que a gente saia daqui para outros lugares. Estou gostando muito. Eu espero que continue sempre assim. A minha avaliação é dez”, comentou a moradora.

O meeiro Reginaldo Rocha Santos, de 58 anos, explicou que a iniciativa da Prefeitura de Ilhéus permite que os moradores do distrito não se desloquem até outras unidades de saúde. “Graças a Deus os médicos estão atendendo a gente. Espero que continue dessa forma”, comemorou Reginaldo.

A coordenadora da atenção básica de Ilhéus, Jailma Lima lembrou que além das consultas odontológicas, será ofertado serviço de vacinação. A unidade de saúde Ana Fontes Batista dispõe ainda de uma ambulância e setor de distribuição de medicamentos. O prefeito visitou Inema acompanhado por lideranças locais.