No segundo dia do Seminário de Gestão Pública, evento realizado na manhã desta última sexta-feira (24), em Itabuna, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, classificou o evento como imprescindível para o planejamento de governança pública, e destacou a eficiência da sua gestão com resultados alcançados desde quando assumiu o comando administrativo. “Propomos uma transformação na forma de se fazer política na cidade. Os resultados são reais com mudanças nos principais setores do município”, salientou.

E completa. “Fazer gestão pública de qualidade não é uma tarefa fácil. Decidimos fortalecer a formação de um novo conceito voltado para o empreendedorismo e atração de novos investimentos, a exemplo do Atacadista Assaí, que será inaugurado no próximo mês de junho, gerando centenas de empregos e oportunidade de crescimento na economia ilheense. Para fazer dar certo, os modelos começaram a ser fomentados, idealizados, pensados e a cidade ganhou perfil empreendedor”, arrematou o prefeito.

Durante o evento, o prefeito Mário Alexandre assinou um protocolo de intenções para a renovação contratual com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Cidades Empreendedoras – Por sua vez, a coordenadora Regional Sebrae, Claudiana Figueiredo apontou para a identidade e singularidade dos municípios baianos, e do potencial qualitativo que eles possuem, reconhecido pela comunidade local. “Já sabemos que a felicidade está diretamente ligada ao convívio, a qualidade das conexões humanas, ou seja, uma cidade vibrante tende a ser promotora de felicidade (produto). Nesse ponto, singularidade é a âncora, que faz um lugar se tornar vibrante”, disse.

Realizado pelo Fórum Empresarial da Bahia, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento contou também com a participação do vice-governador da Bahia, João Leão, autoridades políticas estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil regional. “A Bahia se transformou no primor do Brasil em termos de gestão pública, com mais de dez bilhões de reais em investimentos para Ilhéus e região”, declarou João Leão.

O evento abordou temáticas como Cidades Criativas, Empreendedoras, Inteligentes, Inclusivas, Digitais, Sustentáveis e o destino correto dos Resíduos Sólidos. Além do prefeito, o seminário contou com a presença dos secretários municipais, Pawlo Cidade (Cultura); Paulo Sérgio (Indústria e Comércio); Eliane Oliveira (Educação); Márcio Cunha (Fazenda); Hermano Fahning (Serviços Urbanos), e de Alex de Souza (Controladoria Geral); Angelito Dias (Ações Regionais) e Gilson Nascimento (Superintendência Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade).