Em audiência na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o prefeito Mário Alexandre apresentou propostas para ampliação da rede básica de saúde de Ilhéus. Na reunião realizada nesta quarta-feira (7), com a presença da titular da pasta, Adélia Pinheiro, o gestor frisou a importância da parceria com o Estado para o fortalecimento da rede própria, destacando o projeto de construção de duas unidades básicas de saúde nos bairros Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória.

A pauta também girou em torno do trabalho tocado pelo Município para garantir alternativas e a manutenção dos serviços de alta complexidade, visto que atendem toda a região, bem como ações conjuntas para enfrentamento da Covid-19.

“O apoio do governador Rui Costa, da nossa secretária Adélia e de toda a equipe do Governo do Estado é fundamental para fortalecer o trabalho de prevenção, ampliar a estrutura de assistência primária à saúde e garantir serviços de qualidade ao nosso povo”, declarou Mário Alexandre.

reunião; sesab

Na ocasião, o prefeito pontuou os investimentos realizados na cidade, com ênfase para o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, que completou um ano de funcionamento na última terça-feira (6). Conforme a Sesab, nesse período, foram realizados aproximadamente três mil partos, com cerca de 4.600 internações.

A unidade atende às regiões de Ilhéus e Valença, no baixo sul, totalizando 20 municípios do interior baiano. Os boletins estatísticos do hospital apontam para a realização de mais de 30 mil exames clínicos, laboratoriais e de imagem. Já o número de consultas e atendimentos ambulatoriais ultrapassou a marca de 2.200. O número de recém-nascidos atendidos e internados na UTI Neonatal foi de 220.

O Materno-Infantil possui 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI neonatal, UTI pediátrica e centro de parto normal. O investimento do Estado foi de aproximadamente R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos.

Hospital Materno-Infantil