A pedido do prefeito Mário Alexandre, secretários de Ilhéus se reuniram nesta quarta-feira (17) para dialogar sobre ações que serão implementadas em decorrência do aumento de casos da Covid-19 na cidade. A pauta do encontro girou em torno da decisão do Governo do Estado, publicada no decreto nº 20.233, de 16 de fevereiro de 2021, que restringe a locomoção noturna em vias e espaços públicos, das 22h às 5h, de 19 até 25 de fevereiro de 2021 em 343 cidades baianas, com o intuito de conter o número de casos ativos da doença.

A equipe destacou a importância do Município dar apoio neste momento no qual o governador Rui Costa solicita que as prefeituras administrem a situação e corroborem para diminuir o índice de contaminação no território estadual. O objetivo também é integrar as ações de cada pasta para dar suporte ao trabalho desempenhado pelo Gabinete de Crise no enfrentamento da Covid-19 e garantir a assistência a curto prazo na cidade.

 

Reunião secretários

Cenário epidemiológico– O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, alertou sobre o aumento dos casos e a alta taxa de ocupação de leitos de UTI, estendendo a recomendação para outros municípios, uma vez que Ilhéus absorve a demanda por leitos na região sul do estado.

Segundo ele, a cidade está em pleno pico da segunda onda e é necessário que a população continue seguindo estritamente os protocolos e medidas de segurança sanitária, com uso de máscara de proteção, álcool e gel e mantendo o distanciamento de dois metros. Na Bahia, foram identificados casos da variante do coronavírus de Manaus. De acordo com o Ministério da Saúde, a cepa já está presente em pelo menos 12 estados brasileiros.

 

Reunião secretários

“A gente clama a população para que redobre os cuidados. Não é mais possível ver bares e restaurantes lotados. A determinação do prefeito e do governador é para debelar as aglomerações. Então, essa determinação é em benefício da vida humana, essa é a prioridade. Estamos debatendo quais as melhores formas para implementar as decisões e como vamos adequá-las ao nosso cotidiano. As medidas serão mais duras para controlar o ritmo de contaminação no município”, explicou Magela.

O encontro foi realizado no Auditório do Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença dos secretários Geraldo Magela (Saúde); Eliane Oliveira (Educação, Esporte e Lazer); Fábio Manzi Júnior (Cultura e Turismo); Gabriel Bittencourt (Mobilidade e Ordem Pública); João Aquino (Serviços Urbanos); Mauro Alves (Comunicação Social); Vinícius Briglia (Desenvolvimento Econômico); do procurador-geral do Município, Jefferson Domingues; do subprocurador geral e coordenador do Gabinete de Crise, Régis Aragão e do coordenador do Comitê Operacional de Emergência (COE), o médico André Cezário.