Fundamentado na proposta de recuperar os espaços esportivos da cidade e proporcionar oportunidades de lazer e entretenimento para a juventude, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, autorizou, na tarde de segunda-feira, dia 31, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, ordens de serviços para início das obras de conservação e manutenção de três quadras poliesportivas, dois campos de futebol e da pista de skate, localizada na avenida Soares Lopes.

As autorizações assinadas pelo prefeito vão beneficiar as quadras poliesportivas do condomínio residencial Moradas do Porto, no bairro Banco da Vitória, da Avenida Soares Lopes e do próprio Ginásio Municipal de Esportes Herval Soledade, localizado no centro, considerado o espaço esportivo de quadra mais utilizado na cidade. Também receberão benefícios os campos de futebol do Banco da Vitória e do Salobrinho, e a pista de skate da Avenida Soares Lopes, uma antiga reivindicação dos adeptos de esportes radicais.

De acordo com o prefeito Mário Alexandre, “a bola da vez é o esporte”. Como tem ocorrido nas áreas da Saúde e Educação, com a realização de obras de revitalização dos espaços públicos, agora os equipamentos esportivos também ganharão uma nova aparência. “Investir no esporte é promover a saúde e a inclusão social. Vamos continuar recuperando outros espaços, aqui é apenas o começo. Há muito tempo que não se reforma nenhum equipamento de esporte em nosso munícipio”, disse.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Átila Docio, algumas obras devem durar três meses e outras seis meses. Serão realizados serviços de requalificação dos equipamentos esportivos em vários pontos da cidade. “Vamos requalificar todo o espaço, além do entorno. O investimento para a recuperação de toda a estrutura desses espaços públicos foi de mais de um milhão de reais, com recursos próprios”, salienta o secretário.

O secretário de Turismo e Esportes, Alcides Kruschewsky, ressalta a importância dessas reformas para uma comunidade saudável. “O esporte representa uma integração entre a saúde, o lazer e o entretenimento. A prática esportiva vinha sofrendo com a falta de estrutura, os equipamentos estavam abandonados, teremos requalificação em vários locais, contemplando desde o norte ao oeste, o sul e o centro da cidade”, acrescenta.

Para o chefe de Divisão de Esportes, Danilo Rabat, este é o início de uma grande conquista para os desportistas de Ilhéus. “Tivemos avanço, tendo em vista que a última reforma feita no ginásio de esportes tem muito tempo, não só no ginásio como em outros espaços. Agora esses locais, que por muito tempo estavam abandonados, serão contemplados”, afirma.

Ato de assinatura – No ato de assinatura das ordens de serviço, estavam presentes dos secretários municipais Átila Docio (Infraestrutura, Transporte e Trânsito), Paulo Sérgio Santos (Indústria e Comércio), Eliane Oliveira (Educação), Sérgio Souza (Relações Institucionais), Hermano Fahning (Serviços Urbanos), Alcides Kruschewsky (Turismo e Esportes), Valmir Freitas (Agricultura), Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social), além dos vereadores Jerbson Moraes e Gil Gomes, e o chefe da Divisão de Esportes, Danilo Rabat.