O prefeito Mário Alexandre, em reunião com representantes das academias de Ilhéus no centro administrativo, realizada na tarde desta quinta-feira, 25, flexibilizou o funcionamento parcial das academias de musculação e as atividades físicas individuais, desde que o segmento  esteja adequado aos protocolos sanitários, de segurança e de prevenção contra a Covid-19. A nova medida está fundamentada na redução de 25% da transmissibilidade do coronavírus em Ilhéus, de acordo com os dados fornecidos pela secretaria municipal de Saúde.

“É uma queda tímida mas permite a autorização parcial do funcionamento das academias, somente quanto às atividades individuais e de musculação. Porém, isso não significa que devemos nos despreocupar, mas sim que todos, sejam donos de academias, professores e alunos, possam estar convencendo aqueles que ainda não conhecem ou têm dúvida da letalidade desse terrível vírus”, frisou o prefeito.

O presidente do Gabinete de Crise e sub-procurador municipal, Régis Aragão, esclareceu que aulas de ginástica, de dança, de spinning, e todas aquelas que sejam realizadas em grupo, ou que gerem aglomerações, não estão autorizadas a acontecer nesses estabelecimentos. Já atividades como natação, cross fit, e quaisquer outras individuais ou de uso de equipamento individual, estão permitidas.

A empresária de academia, Viviane Pereira, destacou que as academias, que estão trabalhando com 30% da capacidade, em Ilhéus, têm cumprido os protocolos de prevenção da Covid-19 e durante a permanência dos alunos nos estabelecimentos. “Buscamos estudos científicos e comprovações de que os protocolos estão sendo respeitados para passar segurança, a fim de conseguir a liberação do prefeito e o retorno das atividades”, declarou.

Mário Alexandre não descartou a possibilidade de um novo lockdown, caso o cenário venha a se agravar. “Se não conseguirmos manter essa queda, podemos chegar a um novo lockdown, como acontece em Salvador e em cidades da região metropolitana. E não é isso o que nenhum prefeito ou governador quer. Peço encarecidamente a todo o cidadão ilheense que se cuide de verdade. Queremos sim salvar vidas e conscientizar as pessoas para o uso da máscara, evitar as aglomerações e o contato direto”.

Decreto estadual – O município de Ilhéus vai seguir o novo decreto estadual de nº 20.333, publicado ontem, que prorrogou o toque de recolher para até 5 de abril de 2021, com restrição de circulação noturna das 18h às 5h. Continuam suspensos eventos e atividades, em toda a Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Atividades esportivas coletivas amadoras também estão proibidas.