Cumprindo agenda de trabalho em Brasília, o prefeito Mário Alexandre participou nesta terça-feira (14) do evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), voltado ao fortalecimento das pautas de interesse regional. Na ocasião do encontro realizado na sede da CNM, Mário Alexandre dialogou com os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tarcísio Gomes (Infraestrutura) sobre intervenções emergenciais nos morros e altos de Ilhéus, devido às fortes chuvas registradas na última semana.

“Nós participamos da luta com a CNM para buscar alternativas e fortalecer as nossas demandas. Esse trabalho exige união de propósitos para garantir o desenvolvimento social e econômico dos municípios e oferecer qualidade de vida à nossa população”, ressaltou o chefe do Executivo ilheense.

 

CNM

O encontro também abordou a situação fiscal dos municípios, cujas receitas despencaram significativamente devido à crise provocada pela pandemia. A aprovação do parcelamento previdenciário, conquistado com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 113/2021, também foi pauta do evento. De acordo com a CNM, a EC prevê o parcelamento das dívidas previdenciárias em até 240 meses.

Mário Alexandre convidou os ministros para visitarem Ilhéus e reiterou o pedido ao Governo Federal para execução de obras de contenção de encostas, e dessa forma, prevenir tragédias em decorrência de escoamento e deslizamento de terras, agravados, principalmente, devido ao volume excessivo de chuvas. Conforme Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil do Município, cerca de 5 mil famílias residem em áreas de risco e mais 20 mil em áreas de morro.

 

CNM