A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), tem realizado notificações a moradores da Rua Castro Alves, no Pontal, zona sul da cidade, que realizaram ligações clandestinas de esgoto na rede de águas pluviais da região. Segundo o chefe de Fiscalização Ambiental e de Postura da Sema, Paulo Fonseca, aqueles que foram notificados têm oito dias para apresentar a defesa e medidas para sanar o problema.

Prefeitura de Ilhéus combate ligações clandestinas de esgoto no Pontal‏ 1

As ligações irregulares foram descobertas durante uma obra de reparação de manilhas naquela área. Paulo Fonseca explica que o despejo de esgoto nesse tipo de tubulação, por onde escoa a água da chuva, causa contaminação, o que representa risco ao ser humano. “A rede pluvial normalmente é aberta e, se recebe líquido com fezes, por exemplo, pode contaminar quem entra em contato”.

Os proprietários de residências que possuem ligações clandestinas e que já foram notificados devem apresentar a defesa, além de informar quando será feita a mudança. Caso o responsável não compareça à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, no prazo de oito dias, será autuado, pagando multa. “A autuação será feita duas vezes. Caso não haja posicionamento, a Procuradoria do Município será acionada, para tomar as medidas judiciais cabíveis”, enfatiza o chefe de Fiscalização Ambiental e de Postura da Sema, Paulo Fonseca.