#Ilhéuscontraocoronavírus – Visando facilitar a logística de atendimento a pacientes confirmados com coronavírus, a Prefeitura de Ilhéus disponibilizou uma ambulância social para realizar o transporte do Centro de Atendimento Covid-19 para as unidades hospitalares da cidade. Os profissionais foram capacitados pela Secretaria de Saúde (Sesau) e realizam o serviço sempre com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para que não haja riscos de contaminação. O veículo é desinfetado após cada atendimento.

“A ambulância é destinada exclusivamente aos pacientes atendidos no Centro Covid, mas que precisam ser encaminhados para unidades hospitalares do município. Eles serão transportados tanto para internamentos clínicos ou em UTI, quanto para a realização de exames. O atendimento pré-hospitalar para as pessoas que estão em domicílio continuará sendo feito pelo SAMU”, explica Daniela Navarro, coordenadora de Enfermagem do Centro Covid-19 de Ilhéus.

A coordenadora destaca a parceria da Prefeitura com instituições de ensino superior para a instalação de um túnel de desinfecção, que auxiliará o processo de descontaminação do ambiente e dos profissionais, tornando cada vez mais seguro o atendimento. “Já foi realizada uma desinfecção prévia. O objetivo é aprimorar o cuidado com os profissionais que atuam na unidade e com os pacientes atendidos por eles”, acrescenta Navarro.

O Centro Covid-19 possui equipe composta por 16 enfermeiros, 21 técnicos de enfermagem e um médico plantonista.